Algas marinhas: tipos e todos os benefícios para nossa saúde


As algas são classificadas taxonomicamente como Algae, o que em latim significa “ervas marinhas“. Elas foram por muito tempo consideradas plantas do mar, mas olhando de perto, percebe-se um grande diferencial: as algas marinhas não possuem vasos condutores de seiva, e é por meio da fotossíntese que conseguem produzir a energia necessária para existir. Cada célula das algas marinhas é um organismo completo em si, uma unidade que contém todos os elementos necessários para que ela desempenhe suas funções.

Estas ervas marinhas são usadas a milênios pelos ocidentais, tanto na medicina alternativa quanto na cosmética. Não é à toa que quando pensamos em alga, sushis apareçam na nossa imaginação!

As algas são extremamente nutricionais, cheias de fibras e ricas em Bromo, Magnésio, Sódio, Cálcio, Ferro, Alumínio, Manganês, Fósforo, Enxofre, Cloro, Cobre, Níquel, Flúor, Selênio, Estanho, Rubídio, Germânio, Prata, Bismuto, Arsênio, Lítio, Boro, Zinco, Ouro, Berílio, Titânio e Cripton. Vitaminas A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D, D2, E, F, K, PP e ômega 3 e os aminoácidos: cistina, valina, ácido glutâmico, tirosina, metionina, leucina, serina, lisina, isoleucina, ácido aspártico, arginina, treonina, histidina e fenilalanina.

Ufa!! É coisa pra caramba! Imaginem só o bem que fazem para a saúde!

Benefícios das algas marinhas

foto

  • Auxiliam o aumento do sistema imune, fornecendo proteinas e protege contra doenças infecciosas (graças à ação do iodo e das vitaminas)
  • Regulam o metabolismo
  • Limpam e desintoxicam o organismo, e o sangue ( por conta da ação das vitaminas, sais minerais e aminoácidos)
  • Melhoram as funções cerebrais e físicas, (devido à ação do fósforo e do cálcio)
  • Melhoram a saúde do coração
  • Protegem o estômago de males como gastrite e úlcera gástrica (Ação do magnésio e das fibras)
  • Mineralizante do organismo (ação do cálcio, fósforo, magnésio, sódio, potássio, cromo, níquel, cobre, zinco, ferro, iodo, cobalto, manganês, selênio e etc)
  • Regula a menstruação ( com suas vitaminas K e sais minerais)
  • Tem ações tranquilizantes (por conta das vitaminas e dos sais minerais)
  • É inclusive indicada no tratamento de obesidade (dissolvem gorduras e ajudam a diminuir a gula)

Bem se sabe que quando uma coisa faz tão bem por dentro, e quando nosso corpo está em equilíbrio, tudo isso se transparece no cabelo, na pele e até no cheiro! Com as algas não podia ser diferente!

foto

Elas ajudam a combater celulite, varizes, reduzir a flacidez da pele e as rugas precoces, devido aos seus sais minerais e colágenos. Podem para estes casos, serem usadas em forma de cremes, produtos para peelings e até mesmo cera de depilação, para aqueles que têm a pele mais sensível.

Além disso, as algas marinhas nutrem e fortificam o couro cabeludo devido à ação do fósforo e do cálcio, ajudando a diminuir a queda do cabelo!

Mas sabia que os benefícios das algas podem ser aproveitados também na agricultura e no cultivo de plantas? Pois é, elas aumentam a resistência de estresse das plantas, hortaliças, legumes, frutíferas, flores e até de plantações de trigo, milho, feijão e cevada, contribuindo na formação de sistema de raízes, aumentando a clorofila, e diminuindo o envelhecimento das células vegetais.

Como usar a alga marinha

foto

Existem diversos tipos distintos de alga marinha, eles tem gostos e texturas diferentes, e por isso são usados de formas diferentes na culinária.

Tipos de algas marinhas comestíveis

immagine

Nori

Uma das algas que mais vemos e conhecemos, aquela famosa, que é usada para enrolar sushis e temakis.

Help

Tem a coloração um pouco mais clara que a Nori. Geralmente é encontrada no mercado em formato de flocos, ela pode ser comida como um chips, ou pode ser hidratada em uma sopa. São usadas para tratar problemas respiratórios ou urinários.

Hijiki

Possui um sabor mais intenso.

Kombu

Comumente usada em sopas, pode ser encontrada no mercado, vendida em tiras e pequenas folhas. Podem ser colocadas nas leguminosas – feijão, grão-de-bico,etc, pois ajudam na digestão, a não formarem gases estomacais.

Arame

Tem forma de arame e estranhamente um gosto mais suave e doce.

Ágar-ágar

A famosa alga vermelha nordestina, muito utilizada para a produção de gelatina vegana.

Spirulina

(Spirulina plantesis). Alga de água doce, geralmente vendida em capsula ou em pó, muito recomendada para vegetarianos e veganos, pois é riquíssima em proteína, vitaminas, minerais e aminoácidos.

As algas marinhas podem assim ser colocadas na salada, sopa em molhos, ou refogados de vegetais, sucos, enroladinhos de sushi e temaki, e até em cápsulas! Veja abaixo algumas sugestões.

Para tomar suplementos de algas no entanto é sempre recomendável pedir conselho a um médico ou nutricionista.

Receitas com Algas

Salada de algas

Neste vídeo, o Artemperos ensina a fazer uma refrescantemente saudável salada de algas. Confira:

Wrap de algas

Samanta Bullock dá uma dica/receita para fazer com alga nori: um wrap de alga! Confira!

Snack de Alga

Nutritivo, saudável e com poucas calorias, para enganar a fome, esse snack vai te surpreender. Dá uma olhada:

Talvez te interesse ler também:

ARGILA VERDE, ARGILA BRANCA, ARGILA VERMELHA E DE OUTROS TIPOS: INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS

ROUPAS: DAS ALGAS OS CORANTES NATURAIS QUE PODEM SUBSTITUIR OS TÓXICOS

Fontes: fotosantesedepois.com e algasmarinhas.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...