Comer molho picante faz bem. Descubra porquê


Uma boa notícia para quem gosta de comida picante. Uma nova pesquisa confirma que os alimentos e os molhos picantes fazem bem à saúde. Os benefícios se dão principalmente por causa da presença da capsaicina, substância contida nas pimentas, que demonstrou haver efeitos antioxidante, anti-inflamatório e anti-cancro, em diversos estudos.

Um estudo recentemente publicado no The BMJ, teve como amostra um milhão de adultos chineses e descobriu-se que aqueles que comem alimentos picantes 3 ou mais vezes por semana, tiveram um risco de morte reduzido em 14% em comparação àqueles que não consomem este tipo de alimento.

Já se passaram vários anos do estudo de David Popovich, professor da Universidade de Massey, na Nova Zelândia, que obteve resultados promissores em seu laboratório com a aplicação de capsaicina diretamente sobre as células cancerosas. Ainda não está claro o mecanismo pelo qual esta substância atua, mas os cientistas acreditam que ela é capaz de desencadear a apoptose, ou o “suicídio” das células cancerosas.

A capsaicina é responsável pelo sabor picante das especiarias que as contêm, então, quanto mais picante for o alimento, mais capsaicina ele contém. Mas isso não significa automaticamente que tal alimento picante seja também o mais saudável. Os pesquisadores descobriram que é a interação da capisaicina com outros compostos na pimenta que a torna excelente para a saúde.

“As pimentas são um coquetel de compostos bioativos, a mistura, o corte e o cozimento melhoram a liberação destes compostos da pele da pimenta, aumentando a quantidade disponível para a absorção”, disse José de Jesús Ornelas-Paz, um pesquisador e professor do Centro Instituto de Pesquisa para a Alimentação e Desenvolvimento no México.

O mais saudável seria especialmente a comida picante feita com pimenta combinada com um pouco de gordura boa, como pode ser o azeite extra virgem, por exemplo. Ou seja, como são os molhos de pimenta. Isto porque a capsaicina é uma substância solúvel em gordura e a presença do óleo ajuda a liberá-la para o nosso corpo poder absorvê-la.

Fantástico! Então, pimenta sempre! E se alguém te criticar, coloque a ciência em sua defesa 🙂

Talvez te interesse ler também:

RECEITAS DE MOLHO DE PIMENTA PARA INCREMENTAR SUA SAÚDE

PIMENTA: O REMÉDIO NATURAL PERFEITO CONTRA DORES, ESTRESSE E TAMBÉM PARA EMAGRECER

PIMENTA CONTRA A OBESIDADE

5 ESPECIARIAS ANTICÂNCER

Fonte foto: shutterstock




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...