Preguiça de levantar da cama? Os preguiçosos são muito inteligentes!


A preguiça não te deixa levantar da cama? A “vontade de se levantar para estudar ou trabalhar” briga com com você todas as manhãs? Parabéns, você provavelmente é muito inteligente! Sim, porque parece que a preguiça e a inteligência são coisas diretamente proporcionais.

Praticamente, quem tem dificuldade de se levantar de manhã, teria um intelecto particularmente bem dotado. O mesmo discurso serve para aqueles que não têm a menor intenção de sacrificar uma hora de sono para correr ou fazer outra atividade matinal, assim como aqueles que acabam de sair do trabalho e não vêm a hora de chegar em casa para se jogarem no sofá. Por quê? A razão consistiria no fato de o cérebro ser programado para minimizar o seu consumo de energia.

É o que sustentam pesquisadores canadenses da Universidade Simon Fraser, em um estudo publicado na revista Current Biology, que vêm tentado compreender o mecanismo biológico subjacente a este tipo de preguiça.

Para descobrir a relação entre preguiça e inteligência, os pesquisadores pediram aos voluntários a usarem um exoesqueleto robótico que, aumentando a resistência ao nível dos joelhos, ficava mais difícil manter-se de pé (veja aqui o vídeo). Eles descobriram que, depois de alguns minutos, os voluntários inconscientemente mudaram a forma de como eles caminhavam, diminuindo seu gasto energético. O consumo de energia não é apenas uma consequência de nossos movimentos, mas é um fator que afeta mente e corpo.

“Descobrimos que as pessoas mudam facilmente a maneira de caminharem para economizarem energiadiz Max Donelan da universidade canadense. Obviamente, todos nós preferimos fazer as coisas o mais simplesmente possível: na verdade nós escolhemos o passeio mais curto e estarmos sentados ao invés de ficarmos em pé. Com este estudo, compreendemos a base fisiológica da nossa preguiça, mostrando que o sistema nervoso controla o uso de energia e optimiza continuamente nossos padrões de movimento, procurando sempre que possível, pelos menos cansativos.”

Então, a questão de conseguir adequar o consumo de energia de forma rápida e com tanta precisão é mérito do nosso sistema nervoso que, sendo talmente “inteligente” tem a preguiça como uma de suas ferramentas.

Claro que esta investigação não se refere a um modo de vida marcado pela ociosidade única, diária e constante. Mas ser preguiçoso, em certos momentos, e ouvir o que nosso corpo tem a nos dizer, pode não apenas ser saudável, como ser um sinal de sabedoria.

Que esteja longe de nós professar uma vida sedentária de baixa energia, porque isso é uma outra história.

Talvez te interesse ler também:

FAÇA VOCÊ MESMO PESINHOS PARA GINÁSTICA COM GARRAFAS PET

A INATIVIDADE FÍSICA É MAIS PERIGOSA QUE A OBESIDADE

BALLET: 10 BENEFÍCIOS PARA CAIR NA DANÇA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...