A homeopatia não é eficaz. É o que diz um estudo australiano


Homeopatia: de acordo com um novo estudo australiano não é eficaz.

O que você acha da homeopatia? Funciona? Este é um tema muito debatido. Existem médicos e farmacêuticos especializados em homeopatia, juntamente com pacientes que se dizem sentir bem com curas homeopáticas. De acordo com um novo estudo australiano, no entanto, a homeopatia não seria eficaz.

Pesquisadores australianos realizaram uma revisão dos estudos existentes sobre o tema e alegaram que a homeopatia não funciona, sendo, inclusive, inútil e perigosa.

O National Health and Medical Research Council (NHMRC) trabalhou pela primeira vez na revisão científica de 225 trabalhos de pesquisa sobre a homeopatia, a partir da qual os investigadores chegaram a seguinte conclusão:

“Com base na avaliação das evidências sobre a eficácia da homeopatia, o NHMRC conclui que não existem condições de saúde que deem provas confiáveis sobre a eficácia da homeopatia no tratamento de doenças. As pessoas que escolhem a homeopatia poderiam colocar em risco a saúde ao se recusarem ou atrasarem os tratamentos, para os quais existem provas de segurança e eficácia.”

Portanto, de acordo com o NHMRC australiano, aqueles que escolhem a homeopatia devem fazê-lo por sua própria conta e risco. Os pesquisadores esperam a seguinte reação: “algumas pessoas vão pensar que este estudo é parte de uma conspiração ditada pelo sistema.” O NMHRC publicou hoje, um comunicado à imprensa e o seu relatório final sobre a homeopatia (“Evidence on the effectiveness of homeopathy for treating health conditions”), na sequência de um esboço já publicado em 2014.

Na verdade, alguns estudos revelaram a eficácia da homeopatia, mas de acordo com os pesquisadores australianos, tais estudos não teriam sido feitos com um número suficiente de participantes para que se pudesse confirmar que os remédios homeopáticos funcionam melhor que um placebo, ou um doce de açúcar.

A Associação Homeopática Australiana (AHA), no entanto, rebateu que pelo menos 1 milhão de cidadãos australianos confiam na homeopatia, e recomendou ao NHMRC que reconsiderasse a homeopatia e seus benefícios em larga escala em um sistema integrado que respeita e proteje as escolhas dos pacientes em relação ao tratamento que preferirem tomar para sua saúde.

Homeopatia, sim ou não? Quais são as suas experiências?

Talvez te interesse ler também:

OS ANIMAIS TAMBÉM USAM REMÉDIOS NATURAIS E SE AUTOMEDICAM




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...