Café: quem disse que faz mal ao coração?


O café faz bem ao coração. Um estudo demonstrou que o café, se tomado com moderação, protege as artérias! É o que pesquisadores coreanos verificaram: as artérias daqueles que bebem café são mais saudáveis.

Na prática, de acordo com um estudo realizado pelo Hospital Kangbuk Samsung em Seul, há uma clara correlação entre o consumo moderado de café e uma menor incidência de aterosclerose das artérias coronárias.

Na pesquisa foram envolvidas mais de 25 mil pessoas saudáveis ​​que vivem na Coreia do Sul, sobre as quais fora monitorado o consumo de café. Deste modo, os cientistas detectaram a presença de cálcio nos vasos sanguíneos, o que indica a existência de placas nas artérias, devido à deposição de gordura, e concluíram que as pessoas que bebem de 3 a 5 xícaras de café por dia, são um pouco mais protegidas do risco de entupimento das artérias do que aquelas que não bebem café ou o bebem em demasia.

Em pessoas com aterosclerose, a placa também pode começar a formar coágulos que bloqueiam os vasos sanguíneos e, entre as possíveis consequências, se encontra o infarto do miocárdio, se as artérias coronárias forem afetadas ou o acidente vascular cerebral, se os coágulos atingirem as artérias cerebrais.

O mérito de uma proteção cardiovascular seria então da cafeína? Ainda não está claro para os pesquisadores. O que é certo é que mais estudos serão necessários para derrubar definitivamente o mito de que o café é perigoso para a saúde do coração e das artérias coronárias.

A cafeína é uma xantina, um alcalóide que se encontra em muitas plantas: dos grãos do café às folhas de chá, passando pelas sementes de cacau, do guaraná, à noz-de-cola, que é usada em bebidas e medicamentos.

Normalmente, o teor médio da cafeína é de cerca de 85 mg por 150 ml (1 xícara) de café torrado e moído, de 60 mg no café instantâneo, 3 mg na folha ou no saquinho de chá, 20 mg no chá instantâneo e 4 mg no cacau ou no chocolate quente. Um copo (200 ml) de um refrigerante que contenha cafeína contém, em média, cerca de 20-60 mg desta substância.

Beber a quantidade certa de café, em suma, não faz mal e nem põe em risco a nossa saúde.

Como em todas as coisas da vida, é importante não exagerar!

Leia também: Chá gelado: 5 receitas para preparar em casa




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...