Reutilize casca de ovo em casa de 31 maneiras diferentes


Anda jogando a casca do ovo no lixo? Pois nós preparamos para você uma relação com 31 motivos para você pensar duas vezes antes de se desfazer dessa verdadeira preciosidade que pode tornar o seu jardim mais belo, contribuir para a limpeza e para a decoração da sua casa, além de funcionar como cosmético natural e também melhorar a sua saúde e a dos animais que lhe cercam.

Confira como usar as cascas de ovos.

{index}

Na jardinagem

Já para a composteira!

Fica a gosto do freguês: colocar as cascas de ovos diretamente na composteira ou deixá-las secar para depois esmagá-las ou moê-las até que se transformem em um pó fino. Tanto faz. O importante é ter em mente que as cascas de ovo adicionam cálcio, potássio e magnésio à sua compostagem. Mais tarde, quando você usar seu composto, esses minerais ajudarão seu jardim a crescer forte e sadio.

Vasinho para mudas

vasinho para mudas

Não faz sentido comprar novos vasinhos para plantar mudas quando se pode transformar as cascas de ovos em verdadeiros vasos naturais e biodegradáveis, né?

Seus tomates vão adorá-las

As cascas de ovos são ótimas para evitar que as flores do seu tomateiro apodreçam. Para tê-las como aliadas, basta moê-las (você pode usar um moedor de grãos de café para essa finalidade) até que se transformem em um pó, o qual deverá ser adicionado ao buraco na terra onde, em seguida, será acomodada a muda de tomate. Atente para a quantidade ideal: reserve uma dúzia de cascas de ovos por planta.

Afaste as pragas do jardim

Nas folhas, o pó da casca de ovo pode não só afastar os besouros como impedir que retornem. Na terra, as cascas de ovos trituradas repelem lesmas e caracóis que, cautelosos e conscientes da fragilidade de seus corpos moles, preferem manter distância de bordas afiadas e rastejar em solos mais favoráveis.

Comida de minhoca

Se você faz compostagem em casa contando com o auxílio de minhocas, essa é uma boa oportunidade para mimá-las um pouco, já que elas adoram cascas de ovos. Triture-as para que “desçam redondo” para as amiguinhas ?.

Enriquecimento de solo para envasamento

A combinação de borra de café e cascas de ovos é mais uma maneira de enriquecer a terra dos seus vasos de plantas. Recomenda-se uma proporção de 1 parte de borra para quatro partes de cascas moídas.

Uma água para bombar as plantas

Esta é uma receita da vovó: colocar as cascas de ovo em um jarro, adicionar água e reservar. Depois de alguns dias, basta regar as plantas com essa solução. Pode acreditar, sua jardineira nunca mais será a mesma!

Para cuidar dos animais

Comida de galinha

comida de galinha

É isso mesmo que você leu. As cascas de ovo são ricas em cálcio e podem resultar em novos ovos com cascas ainda mais fortes. Para que a iguaria se torne apetitosa para as galinhas, é preciso primeiro deixar as cascas secarem por um ou dois dias. Em seguida, triture-as e coloque-as em uma assadeira e leve ao forno com temperatura máxima por 5 minutos. Depois de assadas, triture-as ainda mais para que não se pareçam com ovos (isso seria ensinar um mau hábito às galinhas!). Por fim, misture-as na comida das meninas, sejam elas alimentadas por ração ou milho.

Remédio de cachorro

Se o seu cãozinho tiver diarreia, o pó da casca de ovo, misturada na comida, pode acabar com o piriri em dois tempos. A preparação segue os mesmos passos já descritos: deixe a casca secar e triture usando um moedor de café até obter um pó fino. Duas colheres de chá adicionadas à ração bastam para dar cabo do problema.

Alimento para pássaros

Se você é amante dos pássaros e acha que o lugar deles é fora das gaiolas, mas gosta da ideia de oferecer um mimo a esses seres que fazem toda a diferença ao embalar nossos dias com suas belas canções, a dica é, adivinhe!, alimentá-los com casca de ovo! O alto teor de cálcio das cascas é ótimo para fortalecer os ovos dos pássaros na época da postura. Mas atenção: tome o cuidado de esterilizar as cascas antes. Asse-as no forno a 120 graus por 20 minutos, depois esmague-as e pronto!

Na limpeza e organização da casa

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/hand-holding-stainless-steel-pan-wide-679210633

Aliadas na limpeza de panelas

Nada de palha de aço: para ver suas panelas tinindo, é só misturar cascas de ovos trituradas com um pouco de água quente. Essa solução naturalmente abrasiva deixa as panelas brilhando. Depois, basta usar água e sabão para completar a higienização.

Utilize-as na limpeza do triturador de lixo

Geralmente, recomenda-se que as cascas de ovos passem longe dos trituradores. Mas, usando-as com moderação (uma ou outra e, mesmo assim, só de vez em quando), elas ajudam a limpar a sujeira incrustada naquelas partes inalcançáveis.

Elas afiam lâminas

Mantenha as cascas no freezer se quiser utilizá-las para limpar e afiar as lâminas do seu liquidificador, bastando apenas adicionar um pouco de água e triturar.

Clareador de roupas

Para evitar que as roupas brancas fiquem acinzentadas, coloque um punhado de cascas de ovos quebradas e limpas junto com duas fatias de limão em um saquinho perfurado com suas roupas e jogue na máquina de lavar. Isso impedirá que o sabão se deposite nas suas roupas brancas e evitará que elas fiquem cinzas.

Para fazer arte

arte casca de ovo

Giz na calçada

Aqui vai uma dica sob medida para a criançada: que tal fazer o próprio giz para os pequenos desenharem nos pátios e calçadas? A receita é fácil e as crianças podem, inclusive, ajudar no preparo. Basta moer de cinco a oito cascas de ovos até transformá-las em um pó fino e depois adicionar 1 colher de chá de água quente, 1 colher de chá de farinha e um corante alimentar opcional. Misture bem, embale a massa resultante em rolos de papel higiênico, deixe secar e voilá! O resultado é menos desperdício e mais diversão.

Enfeites de Natal

As cascas de ovo podem se transformar em lindos enfeites de Natal. Se você leva jeito para trabalhos manuais delicados, fica a dica. As cascas podem ser decoradas de várias formas a partir de materiais simples como tinta plástica para colori-las, além de cola, sementes e punhados de areia para criar texturas diferentes. As criações podem decorar a árvore, virar guirlandas ou enfeites para mesas e aparadores.

Por mais arte na vida, em qualquer época do ano

Usando a imaginação, é possível também criar mosaicos incríveis com as cascas de ovos!

Para cuidar da saúde e da beleza

casca de ovo saude beleza

Como tratamento de primeiros socorros

Segundo a sabedoria popular, a membrana da casca do ovo funciona como um curativo natural e pode ajudar na cicatrização de cortes e arranhões. Se aplicadas ainda frescas e, depois, deixando-as secar na pele, são capazes de contribuir para que espinhas e furúnculos sejam expelidos mais rapidamente. Como a voz do povo é a voz de Deus, vale à pena experimentar.

Para deixar a vida menos amarga ?

Aparentemente, diversos povos no mundo fervem cascas de ovo no café há séculos com o objetivo de suavizar seu sabor amargo.

Comida para você

Pode parecer estranho que você passe a ter um menu em comum com galinhas e minhocas, mas abra a sua mente! A concentração de cálcio nas cascas é tamanha que não dá para simplesmente dispensá-las.

Pílulas caseiras de cálcio

Como, neste caso, elas serão ingeridas, o primeiro passo é cozinhar as cascas no vapor para higienizá-las e só então coloca-las para secar. Em seguida, elas devem ser trituradas (em um mixer, em um liquidificar ou no moedor de café) até se chegar a um pó fino que deve, em seguida, ser adicionado a cápsulas de gelatina tamanho 00. Prontinho! Com essa receita você reduz seus gastos na loja de produtos naturais e ainda diminui o lixo e o desperdício.

Suplemento mineral para o seu suco ou vitamina

Para usar as cascas de ovo com essa finalidade, basta colocá-las de molho numa solução de água com limão e deixá-las por duas semanas na geladeira. Depois, basta adicioná-las à vitamina ou suco de sua preferência para garantir doses extras de importantes minerais.

Remineralização dentária

Segundo um artigo da Natural News, a casca de ovo fresca tem a capacidade de remineralizar os dentes. Mais um motivo para incluí-la na dieta!

Citrato de Cálcio

Um outro suplemento caseiro que pode ser produzido facilmente é o citrato de cálcio, importante para os que precisam, por algum motivo, fazer uma reposição desse mineral no organismo. Como será ingerido, é sempre bom enfatizar a importância da higienização, sendo interessante, também, dar preferência aos ovos orgânicos neste caso. As cascas precisam ser bem lavadas antes de serem colocadas para secar ao ar livre. Depois de secas, devem ser trituradas. Adicione a elas o suco de um limão e cubra a solução. O suco de limão se encarregará de dissolver a casca e o resultado será o citrato de cálcio caseiro.

Incremente seu Kefir de Água

Você também pode usar casca de ovo para incrementar o seu kefir de água. Para isso, basta adicionar 1/4 da casca de ovo limpa ao kefir enquanto ele estiver fermentando. Essa é uma alternativa à compra dos minerais líquidos que normalmente são utilizados para “bombar” o kefir.

Vinagre enriquecido com cálcio

Para tornar o vinagre de maçã um alimento também rico em cálcio, basta adicionar ervas ricas em cálcio (como manjericão, tomilho e alecrim) e uma casca de ovo limpa. É necessário que a infusão descanse por pelo menos seis semanas até que esteja prontinha para ser usada em saladas e verduras cozidas.

Sorvete caseiro mais nutritivo

Reza a lenda que algumas empresas, fabricantes de sorvetes baratos, costumavam adicionar casca de ovo em pó à receita para tornar a guloseima mais nutritiva. Não se sabe se a informação procede, mas fato é que acrescentar as cascas ao seu sorvete caseiro irá enriquecê-lo com cálcio, potássio e magnésio.

Complemento em caldos e sopas

O pó da casca de ovo tem a vantagem de enriquecer a sua refeição com doses extras de minerais sem alterar o sabor dos alimentos, por isso, vai bem com sopas e caldos.

Fortalecedor de unha

Suas unhas vivem quebrando? Adicione o pó da casca de ovo à sua base e acabe com o problema.

Booster caseiro para pele

Triture a casca de ovo para fazer um pó fino. Adicione água e leve ao congelador em forminhas de gelo. Depois, basta esfregar as pedras congeladas no rosto para suavizar as marcas de expressão e amenizar as rugas.

No creme de mãos

Se adicionado ao creme de mãos, o pó da casca de ovo tem o poder de atuar nas marcas e rugas dessa delicada parte do corpo também.

Agora, confesse: depois dessas dicas você vai continuar tendo a coragem de jogar cascas de ovo no lixo? 

Talvez te interesse ler também:

COMO REUTILIZAR MATERIAIS PARA CRIAR UM JARDIM

REAPROVEITE PEDAÇOS DE SABÃO E SABONETE. VEJA COMO!

BRINQUEDOS RECICLADOS: 10 IDEIAS “FAÇA VOCÊ MESMO”




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...