Remédios caseiros para tratar e curar angústia

Você se sente angustiada? Veja remédios caseiros para aliviar este mal.


A angústia é uma sensação de buraco no peito, uma dor indefinida que atinge a alma, que a gente nem sabe de onde vem – dá um nó na garganta, embrulha o estômago, aperta o coração, tanto, que até parece que a gente vai sucumbir. Angústia é dor que a gente não sabe sentir.

O pior é que a angústia vem junto com outros sentimentos também ruins: medo, ansiedade, instabilidade, insegurança, inquietação e desassossego que não deixam a gente se reequilibrar.

Mas não é só isso, não! Uma angústia muito forte pode mesmo te quebrar o coração, parar a respiração, derrubar, literalmente, no chão. É uma doença, sim, e tem tratamento. É um mal do emocional e, sim, tem o que possa ser feito.

Os sintomas de angústia são:

  • Dor no peito
  • Aperto doloroso na garganta
  • Aceleração dos batimentos cardíacos
  • Sensação de sufocamento com suores frios e dificuldade real de respirar
  • Nervosismo, inquietação, agitação
  • Pensamentos negativos
  • Ataques de ansiedade e pânico

Os sinais ou sintomas de angústia acontecem quando o nosso cérebro não consegue driblar a pressão que estamos sofrendo interna ou externamente, em momentos de maior estresse. Este é um mecanismo normal que o cérebro possui mas, que pode falhar porque nos habituamos a “sentir angústia” como uma forma de “fugir do enfrentamento dos problemas”.

E aí é que a angústia se transforma em doença, patologia, neurose – quando essas sensações ruins passam a nos dominar.

Dizem que isso é coisa de gente mais sensível, ou de gente mais frágil – é bem possível mas, também os sensíveis e os frágeis como nós podem aprender alguns truques de fortalecimento, isso é certo!

Tratamento alopático para angústia

A medicina ocidental farmacêutica preconiza o tratamento de angústia com medicamentos ansiolíticos, antidepressivos e até analgésicos – sim, e isso se explica porque a angústia provoca dor real.

Esses medicamentos de farmácia buscam alterar a nossa percepção da dor das quais a síndrome fibromiálgica é uma das mais recorrentes mas também, as enxaquecas e nevralgias de origem nervosa.

Outros medicamentos usados são os reguladores de humor.

Quando esses medicamentos falham, os resultados são os piores pois, intensificam-se a tristeza, a desesperança e a ansiedade.

Como superar a angústia

Para a superação natural dos momentos de angústia, nas terapias alternativas são recomendadas algumas práticas como:

  1. Faça uma reflexão sobre o que origina a angústia (para cada um de nós o motivo é único)
  2. Trabalhe o pensamento positivo – todos os dias o sol nascerá mesmo que ontem tenha feito chuva
  3. Tome consciência do processo de respiração focalizando na diluição das nuvens de angústia na região do cardíaco
  4. Faça meditação
  5. Caminhadas ao ar livre
  6. Exercícios leves e rotineiros

Palestra que ajuda

No vídeo a seguir, você poderá ouvir a palestra do terapeuta transpessoal Alexandre Xavier de Camargo que, com sua voz suave e relaxante, já é uma boa ajuda para momentos de angústia.

Como você ouvirá no vídeo, os transtornos da angústia podem, muitas vezes, ser causados por nosso cérebro quando está em uma encruzilhada que nos deixa indecisos e com medo do futuro.

A dor no peito, tão característica da angústia, tem a ver com o “criarmos uma barreira no peito, uma proteção ao sentir” e, justamente é o tomar consciência da respiração, o abrir o peito sem medo, a massagem suave circular no peito, são fatores que podem aliviar as sensações de angústia.

4 passos curativos para os transtornos da angústia

Uma técnica interessante é o autocondicionamento cerebral que busca “ensinar ao cérebro” uma maneira mais saudável de lidar com essas sensações.

Com persistência e firmeza, pois nosso cérebro é mestre em encontrar rotas de fuga, é possível conseguir um autocondicionamento efetivo do nosso cérebro, para ter um estilo de vida mais saudável que irá ajudar a combater o estado de angústia perene em que muita gente vive.

Para sair desse estado, seria necessário seguir esses 4 passos:

  1. Buscar um relaxamento Efetivo – ajustando a frequência do cérebro para a eliminação dos pensamentos circulares e negativos.
  2. Ter uma alimentação Consciente – alterar seu regime alimentar para favorecer a ingestão dos nutrientes necessários para o bom funcionamento cerebral
  3. Sono Reparador – aprender a dormir bem
  4. Fazer exercícios de Baixa Intensidade – essa prática ajuda na limpeza dos pensamentos, transformando-os em positivos, liberando pressões e condicionamentos estressantes.

Plantas que nos ajudam a tratar a angústia

Algumas plantas são mestres em casos de angústia, por seus princípios ativos e aromáticos. Dentre estas, podemos citar:

Destas você pode usar os óleos essenciais, os chás, os defumadores, como coadjuvantes em seu tratamento escolhido e, de todas, a que nós indicamos como erva primeira é o alecrim, com sua energia solar, que pode ser usada na forma de água de alecrim (mergulhe um ramo de alecrim fresco em uma jarra de água e tome durante o dia).

A angústia faz parte da vida

Para os mais práticos e racionais, um ótimo remédio para a angústia é a filosofia. Entender que a angústia faz parte da vida é uma forma de fazer as pazes com ela. Afinal, quando somos adultos, não temos muito para aonde correr. Aceitar que a vida não é um mar de rosas dói menos.

Assista ao vídeo do Café Filosófico muito interessante sobre esse tema. Com certeza você irá se sentir melhor sabendo que não está sozinho em tua angústia!

Talvez te interesse ler também:

BERGAMOTA: UM VERDADEIRO TESOURO PARA A SAÚDE DA MULHER

ALECRIM: O CHÁ QUE ALEGRA A ALMA E CURA O CORPO

A RECEITA DO ELIXIR DE ALECRIM E SÁLVIA: CONTRA ESTRESSE E PERDA DE MEMÓRIA

SÂNDALO, UM CHEIRO BOM PARA A ALMA E A SAÚDE

Fonte foto capa: opas.org.br




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...