Antiga Receita Medieval para Acabar com Gripes, Resfriados e Dor de Garganta


Um antigo antídoto para derrotar rapidamente o resfriado e a gripe. Esta receita viralizou nas redes sociais algum tempo atrás, tendo sido definida como um remédio medieval com poderosas propriedades curativas.

O remédio se chama Master Tonic e a fórmula sugere prepará-lo com ingredientes como vinagre de maçã, cebola, alho, pimenta e gengibre. Espera-se que, dados os ingredientes, o resultado seja algo forte de sabor mas eficaz.

Mas será que a receita é realmente antiga e será que alguém recentemente a preparou e teve a coragem de experimentá-la e testar sua eficácia?

Sabe-se que na tradição popular, ingredientes como alho e cebola são considerados verdadeiro remédios naturais. À pimenta e ao gengibre também são atribuídas propriedades terapêuticas. Alho e cebola são descritos como antibióticos naturais e anti-inflamatórios, enquanto o gengibre é referido como um ingrediente benéfico para o sistema imunológico. A pimenta e o gengibre têm propriedades imunoestimulantes e termogênicas.

A este antídoto medieval, suas propriedades antivirais e antibacterianas são atribuídas por aqueles que o experimentaram em casa. Deve-se tomar 2 colheres de chá por dia para aliviar os sintomas de resfriado, garganta inflamada e gripe.

Nem todas as tradições porém consideram o alho e a cebola como ingredientes benéficos. Em algumas escolas filosóficas de Yoga e Budismo, o consumo de alho e cebola não é recomendado, pois são alimentos estáticos que podem afetar negativamente o corpo e a mente e que podem dificultar nossa capacidade de concentração.

A receita também vê a presença de rábano, descrito como um parasiticida e antibacteriano naturais, útil em caso de doenças respiratórias.

O vinagre de maçã que está na base desta preparação e é definido como um antioxidante, antibacteriano, antifúngico e anti-inflamatório natural.

Aqui está a receita do Master Tonic, “remédio medieval” para gripes e resfriados, onde é recomendado o uso de ingredientes orgânicos, tanto quanto possível.

Ingredientes

  • 1 xícara de cebola branca picada
  • 1 xícara de gengibre fresco descascado e ralado
  • 1 xícara de rábano-picante, raiz-forte (Armoracia rusticana) pelado e ralado
  • 1 xícara de pimentas frescas picadas (jalapeno ou cayenna)
  • 1 xícara de alho picado
  • 1 litro de vinagre de maçã orgânico não refinado

Modo de fazer

A receita sugere ralar o gengibre e o rábano e bater todos os outros ingredientes em um processador de alimentos, exceto o vinagre.

master tonic 1

Também se recomenda não tocar a mistura obtida com os dedos, especialmente se as pimentas frescas forem muito ardidas, de modos a não arriscar de se queimar.

Todos os ingredientes devem ser transferidos para um frasco grande e hermético, primeiro os sólidos e depois cubra o frasco com o vinagre.

master tonic 2

O frasco com esta mistura deve ser deixado em repouso, fechado e no escuro, em local fresco, por duas semanas, sacudindo-o uma vez ao dia (coloque a data no frasco).

master tonic 3

Após o tempo de descanso, sugere-se filtrar o líquido obtido com um coador fino para separá-lo dos ingredientes sólidos.

É o próprio líquido que é chamado Master Tonic e que é usado para fazer gargarejo contra irritação e dor de garganta, ou como um remédio natural a ser tomado na quantidade de 2 colheres de chá, uma ou duas vezes por dia.

master tonic 4

Fonte fotos. Veja todas as fotos do passo a passo AQUI.

Recomendações

Sendo um remédio muito poderoso, recomenda-se não tomá-lo com o estômago vazio.

Ademais, em pessoas sensíveis, o remédio pode causar náuseas e vômitos.

O mais recomendado é mesmo consultar sempre um médico antes de se automedicar, ainda que com remédios naturais.

Talvez te interesse ler também:

ALHO → CONTRAINDICAÇÕES DE USO

REMÉDIO CASEIRO PARA CURAR BRONQUITE COM CORAÇÃO DE BANANEIRA

ANTI-HISTAMÍNICOS NATURAIS: 10 OPÇÕES PARA ALIVIAR SINTOMAS DE ALERGIA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...