Piolhos: 7 remédios que realmente funcionam!


Piolhos são insetos da ordem Phthiraptera que contém mais de 3 mil espécies, entre estas, aquela que conhecemos simplesmente como piolho. Sugadores de sangue, são animais resistentes e bem adaptados, pois existem no mundo inteiro!

Vamos saber tudo sobre eles, assim fica mais fácil entender como previnir e combater a infestação por piolhos.

Sugadores de sangue

Há uma subordem de piolhos, a Anoplura, que é formada por parasitas que se alimentam exclusivamente do sangue de mamíferos, entre estes, o homem.

Os piolhos sugadores de sangue que moram em nossas cabeças são os Pediculus humanus capitis e eles também se alimentam de restos de pele e de secreções sebáceas.

Na nossa cabeça, eles se aproveitam da presença dos cabelos e se estabelecem numa boa num lugar onde têm comida abundante e onde podem colocar tranquilamente seus ovos para reprodução.

Há piolhos no mundo inteiro. É uma praga internacional!

Eles medem entre 0,5 e 8 mm de comprimento, têm corpo achatado (daí o nome Phthiraptera, do grego phthirus=achatado; a=sem; ptera=asas) e garras que os ajudam a se fixarem no hospedeiro.

Eles colocam em média de 6 a 8 ovos por dia que eclodem dentro de uma semana. Seus ovos (as temidas lêndeas) vão da transparência ao esbranquiçado e são minúsculas, difíceis de visualizar principalmente nos cabelos de cores claras.

Como se transmitem os piolhos

A transmissão se dá diretamente de pessoa para pessoa mas também através de objetos pessoais: chapeus bonés, tiaras, presilhas, echarpes, roupas e roupas de cama, capacetes, pentes, escovas de cabelo.

Por isso, em casos de infestação em casa é preciso trocar sempre as roupas de cama e as toalhas de banho com água quente-fervendo.

Os piolhos não voam nem pulam eles, apenas caminham de um lugar ao outro.

Qual é a época do ano que mais se pega piolho?

Eles gostam do calor e então, da primavera pra depois, pode começar com a prevenção porque é nesta época que eles costumam aparecer conforme as temperaturas do termômetro sobem.

Os sintomas da infestação de piolhos

Em caso de pediculose, a infestação por piolhos, percebe-se uma grande sensação de coceira na cabeça tanto a ponto de acabar criando feridas no couro cabeludo por tanto coçar.

Dificilmente se verão os piolhos caminhando na cabeça, a não ser que a infestação seja realmente enorme, mas os ovos podem ser encontrados principalmente da região logo acima das orelhas e na nuca, grudadas aos fios, pertinho do couro cabeludo, ou logo abaixo deste.

Como acabar com os piolhos?

A primeira regra útil é tentar evitar o problema. Como? Implementando um conjunto de bons hábitos. Antes de tudo, evite compartilhar os objetos pessoais acima descritos.

No caso das crianças em idade escolar, verifique frequentemente a cabeça e os cabelos delas para que se possa agir prontamente no caso de uma possível infestação. Se for verificado em tempo, não é difícil acabar com os piolhos.

Para verificar a presença, ou não, dos ovos (lêndeas) faça a busca em lugar iluminado com luz diurna e difusa.

Como retirar as lêndeas?

Ao retirar as lêndeas dos fios, coloque-as em recipiente com algodão embebido de vinagre para que elas não permaneçam no ambiente. Há quem coloque o vinagre nos cabelos para que os piolhos atordoem e para facilitar a retirada destes e também das lêndeas.

Também dá para usar outros produtos com cheiro desagradável para os piolhos para facilitar o trabalho de retiradas deles pois, os shampoos comprados em farmácia podem ser prejudiciais e podem, além de não funcionar bem, acabar causando resistência dos piolhos.

https://www.greenme.com.br/viver/especial-criancas/4028-superpiolhos-piolhos-muito-resistentes/

O bom mesmo é fazer a retirada manualmente com a ajuda do pente fino e usando remédios naturais

Remédios naturais contra piolhos

Vinagre

A acidez do vinagre ajuda na retirada das lêndeas e facilita o trabalho do pente fino. Os piolhos não gostam do seu cheiro, de modos que tendem a não voltar para a cabeça tratada com vinagre. Use vinagre branco ou vinagre de maçã.

Azeite

Uma ação semelhante à do vinagre pode ser feita com o azeite que hidrata as áreas irritadas e ao mesmo tempo, dada a sua consistência, ajuda a agarrar os piolhos e os ovos. Você pode mergulhar o pente fino no azeite antes de proceder com a remoção das lêndeas.

Óleo de Neem

O óleo vegetal mais adequado para piolhos é o óleo de neem pois é uma substância com excelentes propriedades antiparasitas e antibacterianas, também adequada para insetos que causaram inflamação e vermelhidão ao couro cabeludo. Este óleo também pode ser usado na fase preventiva, espalhando algumas gotas no couro cabeludo. O problema é o cheiro frequentemente desagradável não apenas para os piolhos. Coloque uma gotinha atrás das orelhas, na raiz dos cabelos, a área que os piolhos mais gostam de colocar os ovos.

Óleo da árvore do chá

O óleo da árvore do chá (tea tree oil) também pode ajudar aqueles que têm que lutar contra os piolhos, bem como outros óleos essenciais (por exemplo, lavanda, eucalipto ou cravo).

Você pode adicionar este óleo ao shampoo que é comumente usado, colocar umas gotinhas no couro cabeludo ou, diluir umas gotinhas no azeite e mergulhar o pente fino antes de pentear.

Você também pode simplesmente colocar umas gotinhas sobre as tiaras, roupas e objetos pessoais das crianças antes delas irem pra escola como método preventivo.

Chá de alecrim

Esta infusão pode ajudar a eliminar os piolhos. Você deve primeiro lavar o cabelo e, em seguida, colocar o chá de alecrim sobre todo o couro cabeludo fazendo movimentos circulares no couro e deixá-lo agir por alguns minutos. Em seguida, enxágue.

Borrifar álcool canforado ou outros cheirinhos

O cheiro da cânfora desagrada aos piolhos, portanto borrife levemente sobre os cabelos este álcool, ou álcool com algumas gotinhas dos óleos acima menionados (neem, tea tree, lavanda, eucalipto, citronela ou cravo).

Chá de Arruda

Use-o antes de passar o pente fino ou faça um enxágue com este chá depois de lavar os cabelos. O cheiro da arruda desagrada aos piolhos. Faça um chá utilizando um punhado de folhas para cada litro d’água fervente.

Talvez te interesse ler também:

Receita de Xarope para Depurar os Pulmões da Nicotina, Poluição e Fumaça

Língua queimada? Tente estes remédios!

12 Remédios Naturais para tratar vômito e náusea




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...