Gengiva inchada: como curar rapidamente e naturalmente


Muitas situações podem causar inchaço na gengiva, tais como irritação causada por restos de comida ou mesmo bebida, cáries dentárias ou doenças gengivais.

E embora o mais aconselhado seja sempre procurar um dentista assim que se observar inchaço na gengiva, veremos como curar rapidamente e naturalmente a gengiva inchada, garantindo alívio para esta questão tão incômoda.

As causas da gengiva inchada

Para que possa ser escolhido o melhor tratamento para a gengiva inchada, é necessário antes de mais nada identificar o que está causando o inchaço na gengiva.

Ao saber o que está causando o inchaço na gengiva, você será capaz de administrar um tratamento caseiro ou mesmo procurar um dentista caso venha a perceber que a gengiva está inchada por problemas de cáries ou mesmo outras doenças gengivais.

Estas são as principais causas da gengiva inchada:

Escovação inadequada ou utilização incorreta do fio dental

É muito comum que a escovação incorreta dos dentes ou mesmo a má utilização do fio dental resulte em gengivas inchadas. Isso porque com a escovação incorreta, os alimentos não serão removidos completamente dos espaços existentes entre os dentes, causando inflamação e inchando a gengiva.

Tabagismo

Quem possui o hábito de fumar também está suscetível a ter inchaço na gengiva devido à toxicidade do produto. Isso também acontece com quem utiliza qualquer outro derivado do tabaco. Neste caso, abandonar este hábito é a solução.

Doenças e outras situações que causam inchaço na gengiva

Doenças gengivais como gengivite ou mesmo periodontite são causas de inchaço na gengiva. Neste caso, somente o dentista será capaz de diagnosticar e indicar o tratamento correto. Outras situações como a quimioterapia podem ocasionar problemas de inchaço e sangramento na gengiva. Neste caso o problema só será efetivamente resolvido quando o tratamento de quimioterapia tiver um fim.

Como curar rapidamente e naturalmente a gengiva inchada

A melhor forma de curar rapidamente e naturalmente a gengiva inchada é através da limpeza eficiente da boca e dos dentes. Mesmo nas situações de gengivite ou periodontite, o problema de inchaço nas gengivas é comumente causado pelos resídios de alimentos devido à escovação incorreta.

O mais adequado para a manutenção e limpeza da boca e dos dentes é a utilização de uma escova de cerdas macias, pois as escovas médias e duras podem ferir a gengiva colaborando ainda mais para inchaços e eventuais doenças gengivais.

Recomenda-se a escovação em movimentos circulares de todos os dentes, começando por um dos lados da arcada superior, pois assim caso haja algum resíduo de alimento, o mesmo será eliminado posteriormente na escovação da arcada inferior. É importante que não seja aplicada força, pois isso também pode machucar ou ferir a gengiva. Em casos de gengiva inchada, é recomendado que se utilize uma pasta de dente que tenha como principal ação a proteção e restauração das gengivas.

Também recomenda-se a utilização de fio dental uma vez ao dia (preferencialmente antes de dormir) para remover os restos de alimentos que a escovação não remove. É importante notar que o fio dental não seja utilizado mais do que uma vez ao dia, pois sua excessiva utilização também pode ocasionar inchaço.

Fazer bochecho e gargarejo com água morna ou água com sal. Aqui, preferencialmente recomenda-se a utilização de água com sal, pois o sal é um bactericida natural e amplamente utilizado. Para meio copo de água, adicione uma colher de sopa de sal e misture bem. Faça bochecho e gargarejo por cerca de 30 segundos.

Recomendações gerais para curar a gengiva inchada

Como recomendação geral, sugere-se a eliminação do hábito de fumar e ingestão de bebidas alcoólicas, pois estes são agentes causadores de inchaço na gengiva e outras doenças gengivais. Além disso, em casos onde a gengiva permanece inchada por mais de 2 dias é importante procurar por orientação de um dentista a fim de obter informações específicas a respeito do melhor tratamento para seu caso.

Talvez te interesse ler também:

DOR DE DENTE: 10 REMÉDIOS NATURAIS

COMO CLAREAR OS DENTES DE MODO EFICAZ E NATURAL

PASTA DE DENTE FEITA EM CASA – 9 RECEITAS PARA SUA SAÚDE

Fonte: wikihow.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...