Pálpebras Inchadas: como tratar com REMÉDIOS NATURAIS. 10 Dicas


Tem dias que a gente acorda com as pálpebras inchadas, não é? Pode ter sido por causa de uma noite mal dormida, por causa de um jantar pesado que causou uma digestão difícil, porque choramos muito antes de dormir, porque bebemos muito na noite anterior, enfim, os motivos podem ser vários, inclusive de cunho médico.

Pode acontecer de a causa ser a retenção de líquidos, ou pelo fato de o fígado não estar em sua melhor forma. Mas pálpebras inchadas ao acordar também indicam a manifestação de doenças como a blefarite, a conjuntivite ou terçol.

Enfim, há muitas razões para que alguém acorde assim, com as pálpebras tão inchadas que até fica difícil de abrir os olhos.

Normalmente, as pálpebras desincharão com o avançar do dia pois, o líquido (plasma sanguíneo) ou as lágrimas, vão se acomodando por outros lados, escorrendo por efeito da força de gravidade. Mesmo assim,  em alguns casos, o desinchar das pálpebras não quer dizer que um problema de saúde tenha deixado de existir.

Porque as pálpebras incham?

As pálpebras se constituem de um tecido muito macio, fininho e recheado de conjuntiva por baixo (na parte que encosta no globo ocular). Por isso mesmo, as pálpebras são muito vascularizadas e incham ao menor indício de inflamação na região.

As razões mais frequentes para o inchaço matutino (ou diurno) das pálpebras são:

  • Lesão física
  • Muito sono ou noite mal dormida
  • Abuso de álcool, gorduras, carne ou substância que afetem o funcionamento do fígado
  • Cansaço
  • Abuso de sal (retenção de líquidos)
  • Conjuntivite, blefarite ou terçol
  • Processos alérgicos (rinite, por exemplo)
  • Herpes
  • Problemas hepáticos e/ou renais
  • Sinusite
  • Entupimento dos canais lacrimais
  • Inflamação das glândulas meibomianas
  • Problemas cardíacos – pericardite, insuficiência cardíaca
  • Problemas pulmonares

É importante saber que pálpebras inchadas é um sintoma de alguma causa e, essa causa precisará ser descoberta para que se possa sanar o problema.

Pálpebras inchadas podem indicar problemas

Então, na verdade, o inchaço nas pálpebras pode indicar uma série de problemas que deverão ser avaliados, e tratados, clinicamente, especialmente se o inchaço ou edema palpebral ocorrer com frequência ou já durar mais de 2 dias seguidos.

Remédios naturais para aliviar o inchaço

Enquanto se espera para ser atendido por um médico (oftalmologista, no caso do inchaço palpebral ser acompanhado de secreção ocular, por exemplo, ou do clínico geral, cardiologista, nefrologista, etc, em outros casos), é possível ir fazendo uso de algumas técnicas de conhecimento popular que, em qualquer caso, aliviarão os sintomas físicos:

Compressas de chá geladinho

Chá de camomila, chá preto, chá mate, chá verde, chá de malva ou chá de rosa branca têm bom efeito no olho inchado, irritado, ressequido enfim, no olho inflamado e congestionado.

Para fazer essas compressas você pode usar o chá e empapar uma gaze, uma bolinha de algodão ou usar o próprio saquinho de chá.

O que vale é que esteja geladinho pois, a temperatura reduzida vai ajudar na constrição dos vasos sanguíneos e linfáticos, reduzindo o volume do edema.

Mas, não use nada gelado caso o inchaço das suas pálpebras se deva à blefarite por inflamação da glândula de Meibom – nesse caso você vai precisar de fazer uma compressa quentinha, para ajudar a liberar os líquidos retidos.

Banho de olhos

Com chá de camomila, infusão de rosa branca de cacho ou chá de malva, soro fisiológico ou chá de folhas da Camellia sinensis (qualquer das formas de fermentação servem – chá branco, chá verde, oolong ou preto).

O importante é permitir que os princípios ativos atuem nos olhos acalmando o processo congestivo irritante.

O banho de olhos pode ser feito com líquido gelado, na temperatura ambiente ou morno, dependendo da causa que origina o incômodo nos olhos.

Rodelas de pepino fresco

O pepino é um excelente descongestionante das pálpebras. Deite-se, de olhos fechados, com rodelas de pepino sobre as pálpebras e relaxe.

Batata crua ralada ou em rodelas

Usa-se da mesma forma que as rodelas de pepino.

Leia mais em: BATATA: VERSÁTIL COMO ALIMENTO, ÚTIL COMO MEDICAMENTO E MAIS 1001 UTILIDADES

Argila verde

Recomenda-se a argila verde como máscara desintoxicante.

Compressa de mel

Só use mel de boa qualidade, verdadeiro. Faça uma compressa e relaxe, de olhos fechados.

Infusões para tomar

Salsinha, cavalinha e outras ervas com ação depurativa, são a primeira indicação para fazer uma limpeza rápida no fígado e rins, aumentando a diurese e limpando o organismo do excesso de toxinas.

Porém, na sequência, é adequado fazer também uma dieta para desintoxicar durante o dia e, claro, consultar um bom médico para sanar de vez o problema.

Limpeza interna

Uma vez por semana ou quando sentir necessidade, faça um dia de limpeza interna com refeições leves para desintoxicar o organismo, especialmente para purificar o fígado:

  • Em jejum: comece o dia com um copo de água morna mais o suco de meio limão e uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • Café da manhã: vitamina de fruta com bebida vegetal, frutos secos, levedura de cerveja (abuse no tamanho do copo)
  • Meio da manhã: infusão de cardo mariano e dente-de-leão adoçada opcionalmente com stévia (ou sem adoçar, o que é melhor ainda)
  • Almoço: salada verde com abacate, arroz integral, lentilhas
  • Meio da tarde: infusão de cardo mariano e dente de leão, adoçada optativamente com stévia. Maçã ao forno com canela e mel
  • Jantar: creme de verdura com aveia.

Exercite-se

Faça exercícios, diariamente, para manter sua saúde em dia e, principalmente, não se esqueça de exercícios que ativam os músculos e a circulação da face (terapia do riso, exercícios para os olhos e yoga da face, são alguns bons exemplos).

Muita água

Tome água pura nos intervalos das refeições, não se esqueça. A boa média de água por dia tem a ver com seu peso corporal – 1 copo cheio para cada 9 kg – e com a temperatura ambiente e secura do ar – em locais desérticos, precisaremos de mais água, claro.

Talvez te interesse ler também:

TERÇOL – O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER, EIS A QUESTÃO!

ARGILA VERDE → 10 USOS PARA SUA BELEZA E SAÚDE!

CONJUNTIVITE EM CRIANÇAS E ADULTOS: SINTOMAS, PREVENÇÃO E TRATAMENTO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...