18 ervas comuns e seus inacreditáveis poderes de cura


O uso das ervas para fins medicinais (prática atualmente conhecida como fitoterapia), tem sua histórica mesclada com as origens da sociedade. Muitos são os benefícios que a correta aplicação das ervas pode trazer ao nosso corpo e mente, sendo capaz de tratar variadas mazelas como a indigestão, úlceras, psoríase e insônia. Veremos aqui 18 ervas que podem curar.

1. Gengibre

O gengibre é um dos remédios naturais mais poderosos que existem. Pode ser utilizado para proteger o estômago contra úlceras ou mesmo na prevenção de náuseas e enjoos. Pode também aliviar a dor, pois é um analgésico natural.

2. Erva-de-São-João

A erva-de-são-joão é utilizada há muito tempo para tratar depressão com muita eficácia. Também traz efeitos benéficos no tratamento de dores nervais e ansiedade. O uso desta erva em comunhão com outros medicamentos é desaconselhado, dada à força de interação da erva no organismo.

3. Camomila

O chá de camomila é amplamente conhecido por ser capaz de acalmar. Além disso, pode aliviar os sintomas de insônia e trazer benefícios ao sistema nervoso.

4. Arnica

arnica

A arnica é utilizada pela medicina homeopática há muito tempo. É capaz de aliviar traumas físicos, apaziguando a dor. Normalmente, a arnica é aplicada através de pomada sobre o local que se deseja impulsionar a cura.

5. Alho

O alho é um antisséptico natural. Fortalece o sistema imunológico e é capaz de prevenir gripes e resfriados. Tem papel fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer, como o de estômago. É aconselhado ao menos dois dentes de alho por dia no preparo das refeições. Veja aqui receitas de chá de alho.

6. Ginkgo

ginkgo-biloba

O ginkgo biloba tem origem na China e é amplamente conhecido no Brasil. Graças aos glicosídeos aos e flavonoides em geral que estão presentes em sua composição, o ginko melhora a circulação e também o fluxo sanguíneo. Além disso, comprovadamente pode ajudar a melhorar a memória.

7. Echinacea

echinacea

Um tipo de margarida roxa que pode melhorar a qualidade do sistema imunológico do corpo. Além disso, pode ser utilizada para tratar úlceras, gripes, amigdalite e também herpes zoster, cujo surgimento é recorrente quando a imunidade está baixa.

Leia tamém: EQUINACEA: USOS, BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES

8. Aloe vera

babosa

Além de ser capaz de aliviar queimaduras na pele, a aloe vera é uma excelente planta antibacteriana e antifúngica. Pode ser utilizada como antisséptico bucal para prevenir problemas relacionados a mazelas dentárias.

9. Ylang ylang

Além de ser popularmente conhecido por ajudar a tratar problemas relacionados à impotência sexual nos homens, o ylang ylang possui propriedades capazes de evitar palpitações e hiperventilação no organismo.

10. Hortelã

hortela

Encontradas aos montes em quase todo quintal de casa, as folhas de hortelã são capazes de aliviar cólicas, indigestão e dor menstrual. Seu chá é feito de forma simples, bastando ferver uma xícara de água com um punhado de folhas de hortelã bem lavadas.

11. Lavanda

lavanda

A lavanda pode trazer benefícios físicos e mentais. Seu extrato ou pomada pode ser aplicado diretamente sobre queimaduras, feridas, picadas e mordidas. Além disso, se sua essência for aplicada na fronha e no travesseiro a noite de sono será tranquila.

12. Árvore-do-chá

Natural da Austrália, a árvore-do-chá tem propriedades antissépticas poderosíssimas. Seu creme ou extrato pode ser aplicado para limpar ferimentos e machucados. Além disso, suas propriedades antivirais e antibacterianas garantem proteção contra parasitas.

13. Yam Mexicano

O Yam Mexicano pode ser encontrado no Brasil como “inhame selvagem” ou mesmo “inhame mexicano“. É um poderoso medicamento natural para aliviar dores da menopausa, diminuindo as dores sentidas nesse período.

14. Flores de calêndula

calendula

As flores de calêndula são utilizadas para tratar problemas dos olhos e pele. Também é capaz de reduzir a dor de varizes no corpo. Seu chá é facilmente preparado com a infusão da flor e serve especialmente para aliviar dores menstruais, além dos benefícios citados acima.

15. Hamamélis

Hamamélis é fruto da extração da casca de uma árvore nativa americana. Pode ser utilizada para tratamentos tópicos relacionados a pele, como espinhas, contusões e hemorroidas. Aplica-se normalmente através de compilado, creme ou pomada.

16. Olíbano

Encontrada especialmente na África do Norte, a extração da resina da árvore de incenso, olíbano, é capaz de aliviar a tensão e ansiedade, além de possuir propriedades antienvelhecimento. Pode também tratar feridas e úlceras.

17. Matricária

A matricária é capaz de aliviar dores de cabeça e enxaqueca. Pode também reduzir dores menstruais e de artrite. Como seu efeito é muito poderoso, recomenda-se que não seja utilizada por gestantes.

18. Óleo de Prímula

oleo-de-primula

O óleo de prímula pode reduzir a rigidez muscular graças às altas quantidades de ácidos graxos em sua composição, como o ômega 6. É recomendado também para melhorar os níveis de concentração.

Ervas medicinais e recomendações gerais

É importante procurar a orientação de um médico ou profissional de saúde antes de optar por iniciar tratamento com uma erva ou outra. Somente o médico poderá confirmar se o uso de determinadas ervas é permitido para o seu organismo.

Leia também: REMÉDIOS NATURAIS PARA AS DOENÇAS MAIS COMUNS

Talvez te interesse ler também:

8 PLANTAS MEDICINAIS FÁCEIS DE SE CULTIVAR EM CASA

TRATADO DAS PLANTAS MEDICINAIS: FAÇA GRÁTIS O DOWNLOAD DO LIVRO

PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS GANHAM NOVO INVESTIMENTO PARA O SUS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...