10 remédios naturais para curar a ressaca

remédios naturais para curar a ressaca

"Nunca mais vou beber". Esta frase já foi dita dezenas de vezes por quem ama cerveja, caipirinha, vinho, whisky ou tudo isso e outras bebidas mais. Acordar com os velhos conhecidos sintomas: náusea, MUITA dor de cabeça, azia, uma fadiga incomum e desidratação generalizada é uma coisa tão ruim que a gente jura nunca mais. Mas lá estaremos nós de novo, em uma mesa de bar com um bom papo ou em uma roda de samba dançando, bebendo como não houvesse amanhã enquanto o amanhã promete: ressaca!!!

Pesquisas vão e vêm e nunca param porque o sonho de um cientista bom de copo é descobrir a cura da ressaca. Beber sem ter medo de ser feliz seria um sonho mas a ressaca nada mais é que um aviso do corpo para pegar leve. O fígado existe! E ainda bem que é assim, senão...qual seria a expectativa de vida do ser humano que adora beber, se não fosse a ressaca?

Nós escolhemos 10 remédios naturais que podem ajudar a superar esse momento difícil da vida, onde além do mal-estar físico existe também o mal-estar psicológico: por que que a gente se trata tão mal assim?

Acordamos "mal da barriga" e a primeira coisa que pensamos em fazer é tomar um remédio contra a dor de cabeça, outro contra a náusea e assim, damos ainda mais trabalho para um fígado e para os rins cansados de passarem a noite limpando o nosso sangue do álcool. Coitados desses orgãos!!!

Aqui vão as nossas receitas naturais para curar a ressaca esperando realmente te ajudar:

Anote tudinho:

1. Banana

Esta fruta é ótima para combater a ressaca, especialmente se for de champanhe ou espumante. O excessivo consumo de álcool reduz drasticamente as reservas de potássio do nosso corpo e a banana é um ótimo integrador deste mineral, além de ser gostosa e barata. Então, se depois da ressaca te espera um longo dia de trabalho, não se esqueça de colocar uma banana na bolsa, além de uma outra no estômago. Mas coma aos pedacinhos e bem devagar.

2. Água

agua

Pesquisas recentes revelam que beber água não ajuda a evitar a ressaca, mas a sabedoria popular e nossas experiências relevam que beber água pode ajudar sim.

Ainda que bebendo alcoólicos enchemos nosso corpo de líquido, na verdade o estamos desidratando. Se tivermos exagerado na dose, confiemos na "regra das duas garrafas." Colocamos na cabeceira da cama duas garrafas d’água (talvez com um par de bananas!). Uma devemos beber antes de dormir e outra quando acordarmos. Isso ajudará a nos sentirmos melhor. Muita gente, depois de uma ressaca, bebe água apenas para tomar uma aspirina ou um analgésico. Não tem nada pior que isso, porque a tendência é o remédio piorar a situação se ainda tivermos álcool no corpo.

3. Suco de frutas

sucos de frutas

Outra cura contra ressaca é o suco de fruta, de preferência fresca, recém espremida. Bebê-lo nos permite elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue e de assimilar diferentes vitaminas. O único cuidado é não beber suco de laranja, por ser muito ácido. Tentemos evitar o café ou outras bebidas com cafeína, porque são diuréticas e podem agravar o nosso estado de desidratação.

4. Mel

mel

Potássio e fibras ricas em antioxidantes podem ser uma ajuda valiosa contra a nossa ressaca. No café da manhã, coma (ou tente comer) uma fatia de pão torrado ou biscoitos de água e sal, espalhando mel por cima. Mesmo que seu estômago não seja da mesma opinião, você vai ver que logo-logo se sentirá melhor. Esperamos!

5. Sopa

sopa

Se a ressaca acabou completamente com o seu apetite e pensar em comida te faz vomitar, não se preocupe, é normal! Existe algo melhor que uma boa sopa? Rica em vitaminas e nutrientes é ótima para combater a desidratação da ressaca. Você pode usar como base um bom cadinho quente de verduras leves ou, se você for mais globalizado, poderá preparar uma das muitas "sopas antirressacas" de várias partes do mundo: Pho (Vietnan), Haejangguk (Coreia), Pancita (México), Borscht (Ucrânia) ou a nossa famosa canja de galinha. Se quiser, você pode adicionar um pouco de pimenta na sua sopa: suar ajuda a eliminar as toxinas.

6. Água de coco

Água de coco

Se fresca ajuda, e como! A dar aquela hidratada que o corpo precisa e que somente o coco pode oferecer. Mas nem sempre temos à disposição ou conseguimos chegar à barraca da praia ou ao supermercado mais próximo para conseguir comprá-la. Por isso, é bom ter sempre uma garrafinha de primeiros socorros na geladeira :)

7. Purê de batatas

purê de batatas

Não sei explicar porquê, para mim o único remédio eficaz contra a ressaca é um bom purê de batatas feito em casa, ou seja, nada daqueles pós semi-prontos. É um purê de batata e meia hora de sono que pronto, já me sinto bem, não para outra bebedeira, claro, mas para sair dar uma volta, respirar um ar fresco, comprar uma água de coco...

8. Chá de boldo-do-chile

chá boldo do chile

Se tiver as folhas da planta em casa no vaso, melhor ainda: amasse-as com um pilão e misture-as em um copo com água gelada. Pode ser que o amargo te faça vomitar mas isso também pode ser a salvação, dependendo do caso.

9. Camomila

camomila

Um remédio natural que cura praticamente todos os males. Se tem uma coisa que não pode falar na despensa é a camomila, em flores secas ou em saquinhos para chá. Com uma bolachinha de água e sal, a camomila pode dar aquela acalmada que o estômago merece. Beba morna e bem devagar.

10. Repouso

repouso

Vamos combinar que nada no mundo é melhor que um bom repouso. Não só para curar a ressaca como para qualquer outro problema de saúde. O nosso corpo é capaz de se recuperar sozinho dos males que nos acometem mas, precisa de bons tratos e isso inclui uma boa dose de repouso.

E se são inebriantes as palavras do sumo poeta Dante Alighieri: "O doce beber não me saciaria nunca”; recomendamos uma frase bem mais prosaica: Beba com moderação!

Leia também:

setaA RESSACA SE CURA COM PERA

setaREMÉDIOS CASEIROS COM EFICÁCIA CIENTÍFICA COMPROVADA