Como fazer espaguete de abobrinha: receitas super fáceis


A abobrinha é um legume muito saudável e versátil, podendo ser consumida de diversas maneiras. Uma delas é o famoso espaguete de abobrinha, que tem sido o queridinho das dietas low carb, principalmente por ser uma ótima opção para saborear um espaguete sem glúten.

Para fazer só o espaguete de abobrinha é bem simples, pois basta apenas uma abobrinha e um ralador de legumes para conseguir a “massa”.

Os recheios e combinações, ficam por conta do freguês, mas nós separamos algumas receitas bem fáceis e saborosas como ideias para quem deseja incrementar este prato, ou mesmo para experimentar pela primeira vez!

Leia também:

Neste artigo vamos mostrar:

  1. Como fazer o espaguete de abobrinha (receita base)
  2. Espaguete de abobrinha com cenoura e ervilhas
  3. Espaguete de abobrinha com molho de tomate
  4. Espaguete de abobrinha com cogumelos e tomatinhos cereja (Fit)
  5. Espaguete de abobrinha com tomate e cenoura
  6. Bolonhesa de soja como opção para o molho do espaguete de abobrinha

Como fazer o espaguete de abobrinha

Não tem coisa mais fácil, pois para fazer o espaguete de abobrinha você precisa apenas de uma ou duas abobrinhas italianas médias (ou uma grande), lavadas e com casca. Também vamos precisar de um ralador de legumes ou um espiralizador (rala em formato de espiral). Se não tiver nem um, nem outro, tem também a opção de cortar com a faca mesmo, fazendo fatias bem fininhas. Só é preciso ter paciência e disposição!

Depois de ralar a abobrinha inteira, não é necessário cozinhar, como é feito com o espaguete normal. Basta refogar a abobrinha numa frigideira com um pouco de azeite e alho, que o resultado já fica espetacular!

Como exemplo, separamos um vídeo do Receitas do Chico José, ensinando o passo a passo para fazer o espaguete de abobrinha, utilizando o ralador de legumes.

Como cortar abobrinha para fazer o espaguete

Se você não tiver o ralador, não tem problema nem segredo. Você vai apenas precisar de uma boa faca afiada e uma boa tábua de cortar alimentos. Siga os seguintes passos:

  1. Lave a abobrinha e corte as extremidades
  2.  Faça vários cortes no sentido do comprimento, fazendo fatias finas de cerca de 2 mm cada
  3. Cada uma dessas fatias finas formarão os “fios” do espaguete
  4. Para acelerar a operação, você pode sobrepor as fatias obtidas e prosseguir normalmente com o corte.

Fonte foto: giallo zafferano

Espaguete de abobrinha com cenoura e ervilhas

Se quiser variar um pouco o seu espaguete de abobrinha, experimente essa opção com cenoura e ervilhas. O processo é praticamente o mesmo e essa receita também é bem fácil e rápida de preparar.

Além da abobrinha, você vai precisar também de uma ou duas cenouras (dependendo da fome) e ervilhas frescas. No vídeo da VegTube, também é ensinado como preparar o espaguete, mas ao ralar, não utiliza-se o miolo da abobrinha no espaguete. O miolo pode ser cozido depois com tomate e cebola, servindo como opção de “mistura” vegana.

Nesse preparo, refoga-se primeiro quatro dentes de alho com azeite e a cenoura, depois de dois minutinhos, coloca a abobrinha e finaliza com ervilhas. O tempero é a gosto! Vejam o vídeo para acompanhar o passo a passo.

Espaguete de abobrinha com molho de tomate

A Bete com carinho, ensina uma maneira bem rápida e prática de preparar o espaguete de abobrinha. Porém, ela utiliza uma abóbora (e não abobrinha), mas o resultado também é muito bom e serve de ideia para quem precisa preparar uma comidinha rápida e prática.

Basta refogar um dente de alho e meia cebola no azeite. Depois acrescente meio tomate picado, refoga mais um pouco e coloque também meia lata de molho de tomate. Tempere com orégano, uma pitada de sal e uma pitada de açúcar para retirar a acidez do molho de tomate.

Deixe ferver por alguns minutos e depois acrescente a abobrinha (ou abóbora) ralada. Se preferir, acrescente um pouco de pimenta ou o tempero de preferência.

Mexa um pouco e deixe cozinhar por apenas dois minutos! (Não deixe cozinhar muito para não desmanchar). Acrescente um pouco de cebolinha, salsinha ou coentro para finalizar e é só servir. Simples, rápido e gostoso (como a Bete mesma diz)!

Espaguete de abobrinha com cogumelos e tomatinhos cereja (Fit)

Essa receitinha é da famosa e divertidíssima Dani Noce, que ensina um macarrão de abobrinha vegano e fit, como ela mesma diz. Esse preparo é um pouquinho mais elaborado, mas não é tão difícil.

Para essa receita você vai precisar de:

  • 7 tomates cortados em 4 partes e sem sementes
  • 2 cabeças de alho inteira e com casca
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 mandolina ou ralador de legumes
  • 2 abobrinhas
  • 100 gramas de cogumelos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 8 tomatinhos cereja
  • Folhinhas de manjericão

Modo de preparo:

Coloque os tomates cortados em 4 partes e sem sementes em uma forma e tempere com sal e pimenta a gosto. Corte o topo das cabeças de alho e embale cada uma no papel alumínio e coloque na forma junto aos tomates para assar em forno pré-aquecido em 160º. Deixe assar por 30 minutos, retire os tomates e deixe as cabeças de alho no forno até completar 1 hora, para formar uma pastinha.

Depois que o alho assa, ele perde o gosto forte e dá uma certa caramelizada, não sendo necessário colocar açúcar depois para equilibrar o pH do molho de tomate. Coloque os tomates assados e o alho (sem casca) no processador e bata tudinho até formar uma pastinha e reserve.

Comece a preparar a abobrinha, utilizando uma mandolina ou ralador de legumes para ralar a abobrinha. Feito isso, corte os cogumelos em quadradinhos (apenas os maiores), para deixar mais ou menos tudo do mesmo tamanho).

Aqueça uma frigideira grande, coloque as 2 colheres de sopa de azeite e os cogumelos para refogar. Tampe a frigideira para os cogumelos soltarem um pouco de água e depois destampe para a água que formou secar. Acrescente 8 tomatinhos cereja e deixe cozinhar até eles murcharem. Coloque a abobrinha, misture tudo e acrescente o molho de tomate. Ajuste o sal e a pimenta e deixe o molho engrossar um pouco. Acrescente folhinhas de manjericão no preparo do prato e bom apetite!

Espaguete de abobrinha com tomate e cenoura

Essa é uma opção bem parecida com as anteriores, porém o Wesley do Receitas que amo, utiliza mostarda e ketchup no molho.

Para essa receita você vai precisar de:

  • 2 colher de sopa de azeite
  • ½ cebola picada
  • ½ cenoura picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 lata de molho de tomate
  • 1 medida de água (lata)
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de chá de mostarda
  • 1 colher de sopa de ketchup
  • Orégano a gosto
  • 2 abobrinhas italianas
  • 1 ralador de legumes

Vejam o modo de preparo no vídeo, é super simples!

Bolonhesa de soja como opção para o molho do espaguete de abobrinha

Sentiu falta de uma proteína nessas receitas? Calma que temos uma sugestão de bolonhesa feita com carne de soja! Fica super parecido com a bolonhesa tradicional e é uma ótima alternativa vegana, veja só:

  • 1 xícara de proteína de soja texturizada
  • ½ cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • ½ maço de cheiro verde picado
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 colheres de sopa de shoyu
  • 1 lata de tomate pelado

Modo de preparo:

Hidrate a soja com água quente, deixando de molho por 15 minutos. Escorra a água para ficar soltinha.

Em uma panela, refogue a cebola e o alho, acrescente a proteína de soja e mexa um pouco. Acrescente o shoyu e misture bem. Tempere com sal e pimenta do reino, acrescente o cheiro verde e o tomate pelado. Deixe cozinhar por 10 minutos e está pronto!

Depois de preparar esse molho bolonhesa de soja, é só jogar por cima do espaguete de abobrinha e ser feliz (e saudável)!

Esperamos que tenham gostado dessas receitas e até a próxima!

Talvez te interesse ler também:

10 RECEITAS COM ABACATE. VEGANAS, SALGADAS E DOCES

ASPARGO: PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS E RECEITAS

PLANTAR ABOBRINHA É UMA COISA ENGRAÇADA, FÁCIL, GOSTOSA




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...