Água com canela: 10 motivos para beber todo dia. Veja como fazer


A canela é uma especiaria rica de propriedades. Fazer com ela uma água aromatizada ou uma infusão e a consumir todos os dias, pode nos oferecer diversos benefícios à saúde. Vejamos 10 razões para aproveitar estes benefícios e não subestimar o valor terapêutico desta especiaria.

O sabor e o aroma característico da canela é um prazer para os nossos sentidos. E esta famosa especiaria pode ser usada não apenas como tempero em pratos doces, salgados e bebidas, e sim como um verdadeiro remédio natural, graças aos princípios ativos nela presentes, os quais a ciência já confirmou eficácia, repetidas vezes.

Leia também: CANELA: 10 BENEFÍCIOS COMPROVADOS

É um tempero rico em antioxidantes, possui propriedades antibacteriana, anti-inflamatória e muitas outras.

Aqui estão alguns dos benefícios que irão te convencer a beber água com canela todos os dias:

Ajuda a reforçar o sistema imunológico

Bebidas feitas à base de canela são ricas em polifenóis antioxidantes e outras substâncias que podem reforçar o sistema imunológico. As propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas deste tempero, ajudam a reduzir as chances de desenvolver doenças no período de frio, como gripes, resfriados e tantos outros distúrbios.

Melhora as dores menstruais

De acordo com um estudo do National Center for Biotechnology Information, as mulheres que tomam canela têm as dores típicas do ciclo menstrual reduzidas. Neste caso, é aconselhável beber uma xícara de chá de canela por dia

Pode ajudar na perda de peso

A água de canela ajuda a manter a fome longe, prevenindo o desejo de comer a toda hora (o que às vezes acontece por questão nervosa). Nesse sentido, a canela pode ajudar aqueles que devem perder peso a não comerem fora de hora.

Reduz a inflamação e a dor

Aqueles que sofrem de dores nas articulações ou que têm artrite, podem se beneficiar com o consumo de água de canela porque, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, ela ajuda a reduzir a dor, diminuindo a inflamação.

Melhora o tônus de pele e combate a acne

Consumir canela regularmente melhora o tônus da pele principalmente porque esta especiaria é capaz de promover a purificação do corpo. Entre outras coisas, dado o seu poder antibacteriano, a canela também é útil para combater a acne e outros problemas inflamatórios da pele.

Pode ajudar no caso de Parkinson

De acordo com um estudo publicado no Journal of Neuroimmune Pharmacology, a canela pode diminuir a progressão da doença de Parkinson. Isto porque os princípios ativos presentes neste tempero melhoram a função cerebral.

Regula o nível de açúcar no sangue

A água de canela pode ser útil para manter bons níveis de açúcar no sangue. No entanto, quem tem diabetes, deve consultar antes um médico se quiser fazer uso regular deste tempero.

Acalma a inflamação na garganta

Se houver inflamação da garganta, beber água de canela ou chá de canela pode ajudar a aliviar a dor, o ardor e o desconforto na garganta.

Ajuda na hidratação e promove o bem-estar intestinal

Beber água de canela pode ser uma forma de aumentar a ingestão diária de líquidos, especialmente no inverno, quando a gente sente menos sede. Além disso, este tempero promove o bem-estar intestinal e, em particular, a regularidade do intestino.

Evita tumores

De acordo com o City of Hope Cancer Center, a canela é capaz de interferir com uma proteína que ajuda o tumor a crescer. Certamente isso é verdade se se usa altas doses dos princípios ativos presentes na canela, mas o consumo desta especiaria, juntamente com um estilo de vida saudável e outras boas regras de prevenção, podem sim ajudar a prevenir o câncer.

Como preparar a Água de Canela

agua canela

Para preparar esta água aromatizada é muito simples, você só precisará de:

Ingredientes:

  • 2 canelas em pau
  • 1 jarro (ou garrafa) d’água
  • 2 maçãs orgânicas (para adicionar se você gostar de um sabor mais doce e para fornecer mais nutrientes à água)

Modo de fazer:

Lave bem as maçãs, corte-as em grandes pedaços sem remover a casca. Encha o jarro de água e coloque as maçãs e as canelas dentro.

Deixe a garrafa descansar na geladeira por uma noite inteira. A este ponto, a bebida estará pronta.

Seria melhor beber à temperatura ambiente, mas a bebida pode ser consumida gelada e até mesmo com gelo durante o verão.

Uma outra alternativa é preparar um clássico chá de canela. Veja aqui como fazer o chá de canela.

Talvez te interesse ler também:

Banho de canela: para que serve e como fazer

9 remédios naturais para remover metais pesados do organismo

Conheça o Salgueiro: seu Poder de Cura e Simbolismos

Remédios caseiros para evitar formação e progressão de cáries




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 4 comentários

  1. GEORGE FIGUEIREDO
    Publicado em 14/02/2021 às 10:29 pm [+]

    EU BEBO REGULARMENTE A ÁGUA COM CANELA EM PAU (DEIXO NA GELADEIRA). REALMENTE, SE PERDE MUITO PESO. É ÓTIMO !!!


  2. Vanessa Muscarione
    Publicado em 24/03/2021 às 6:22 pm [+]

    Toda noite tem que fazer o preparo,ou pode aproveitar as maçãs e a canela pelo menos 2 dias?


  3. Vanessa Muscarione
    Publicado em 24/03/2021 às 6:24 pm [+]

    Vc prepara todos os dias a noite essa água?


  4. Elaine
    Publicado em 08/07/2021 às 1:44 pm [+]

    [email protected]


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...