Limonada de lavanda contra ânsia e dor de cabeça


Ansiedade e dor de cabeça são dois problemas comuns que ocorrem especialmente durante períodos de grande estresse físico e psicológico. Para se sentir melhor e de forma natural, podemos explorar o potencial do óleo essencial de lavanda preparando uma ótima limonada enriquecida com a essência desta linda flor.

Entre os óleos essenciais, o de lavanda é um dos mais delicados e ao mesmo tempo mais potentes. Juntamente com o óleo da árvore do chá, o óleo de lavanda é sem dúvidas o mais bem conhecido e apreciado por seu poder calmante do sistema nervoso.

O óleo essencial de lavanda contém cerca de 150 princípios ativos e isso nos faz intuir sobre a sua eficácia no tratamento de vários problemas de saúde. A lavanda tem qualidades anti-inflamatórias, antissépticas, antibacteriana e antifúngica, antidepressiva, antiespasmódica, sedativa e analgésica.

Leia mais: ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA: 10 USOS FANTÁSTICOS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR

Na aromaterapia, este óleo essencial é muitas vezes usado para tratar problemas de ansiedade, depressão, insônia, mas também para relaxar em um momento muito delicado como o do parto, massageando suavemente a região dos rins e, assim, também ajudando a reduzir a dor.

Óleo essencial de lavanda contra ansiedade, depressão e dor de cabeça

oleo essencial lavanda

As propriedades do óleo de lavanda para a ansiedade e a depressão vêm sendo repetidamente confirmadas por estudos científicos como em um estudo desenvolvido na Flórida, em estudantes de enfermagem submetidos a testes de estresse.

No que diz respeito ao efeito deste óleo sobre a dor de cabeça, o seu potencial foi trazido à luz por um estudo feito há alguns anos, onde foram observados os benefícios do uso desta essência para quem sofre de enxaqueca (hemicrania).

Agora vamos à receita da limonada de lavanda, perfeita para relaxar, combater a ansiedade e as dores de cabeça.

Limonada de lavanda

Para preparar a limonada de lavanda você vai precisar dos seguintes ingredientes:

• água (2 litros)

• Suco de 5 limões

• 1 gota de óleo essencial de lavanda (importante que seja 100% puro e, portanto, adapto ao uso alimentar)

• Raminhos de alfazema (para fins decorativos)

• mel a gosto

Modo de fazer

A preparação é simples, basta misturar todos os ingredientes frios em um grande jarro de água e beber quando necessário à temperatura ambiente ou gelado. O mel não é funcional na receita, mas serve para adoçar o gosto azedo do suco de limão, então você pode adicionar mel ou qualquer adoçante da tua preferência, a gosto.

Outras maneiras de usar a lavanda contra a ansiedade e as dores de cabeça

Para um efeito ainda mais relaxante, pode-se associar a limonada a outros usos do óleo essencial de lavanda. Aqui vão algumas dicas de uso…

* Além da limonada, você pode usar este óleo essencial para combater a ansiedade e as dores de cabeça, utilizando-o para fazer um bom banho relaxante à noite antes de ir dormir (dissolver 5/6 gotas de essência em uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou em sais de banho) ou simplesmente espalhá-la no quarto (1 gota por metro quadrado) ou usar umas 2 gotinhas debaixo do chuveiro.

* Também pode-se adicionar 1 ou 2 gotas de óleo de lavanda no teu óleo ou creme hidratante preferido para que você possa respirar o aroma, mesmo quando você estiver longe de casa.

* Uma alternativa final é ter consigo na bolsa, um vidrinho do óleo essencial de lavanda e um lenço de algodão para colocar uma ou duas gotas no lenço e inalar quando necessário.

Leia mais sobre aromaterapia:

ÓLEO DE MELALEUCA: SUAS MIL UTILIDADES, PROPRIEDADES E COMO COMPRÁ-LO

ÓLEO ESSENCIAL DE GERÂNIO: PROPRIEDADES AROMATERÁPICAS E USOS EM CASA

ÓLEOS ESSENCIAIS: O QUE SÃO E AS DOSES JUSTAS PARA UMA ÓTIMA UTILIZAÇÃO

ÓLEOS ESSENCIAIS E DEPRESSÃO. BENEFÍCIOS E DICAS PRÁTICAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...