Sobremesa light? Frutas ao forno: saudáveis, nutritivas e até podem emagrecer!


O nosso corpo precisa de açúcar. E, quando ele pode por açúcar, bate aquela vontade louca de comer um docinho. Mas aí vem aquela culpa de que doce engorda e a neura de que açúcar faz mal para a saúde.

Entretanto, existem doces que são saudáveis e que podemos incluir na nossa alimentação. Claro que comedidamente, como qualquer outro alimento.

Os doces de frutas são excelentes opções para matar a vontade de comer doce e, ainda, ingerir seus nutrientes. É possível reforçar o sabor das frutas com ingredientes como canela, cravo, castanha de caju, e se beneficiar, também, de seus propriedades.

Vamos aprender algumas dicas de frutas assadas no forno para desfrutarmos como sobremesas e que fazem muito bem à saúde!

Abacaxi com canela, cravo e gengibre (ou as ervas e especiarias que preferir)

abacaxi forno

O abacaxi é uma fruta rica em fibras vegetais digestivas, vitaminas A, B e C, magnésio, manganês e potássio, cálcio e uma enzima muito importante, a bromelina ou bromelaína.

Você pode cortá-lo em rodelas, ou deixá-lo inteiro e levá-lo ao forno com canela e gengibre ou cravo, que, assim como o abacaxi, ajudam na digestão e aceleram o metabolismo, dando uma força ao emagrecimento.

Esta é uma opção bastante saudável e refrescante para o verão e você variar a receita, combinando outras ervas.

Maçã e ou banana com canela ao forno

A casca da maçã contém a maior parte de seus nutrientes. Mas para aproveitá-la, certifique-se de que a maçã é orgânica, porque ela também guarda agrotóxicos. A pectina contida na maçã faz bem para o coração e para a digestão, além de ter propriedades antibióticas.

Você pode picar a maçã em pedaços pequenos e salpicar canela para assar no forno. Para aproveitar todos os benefícios da casca, você ainda pode fazer várias receitas gostosas e fáceis de serem preparadas.

maca assada

Já a banana, é rica em potássio, benéfico para quem tem problemas de hipertensão, carboidratos e proteínas, sais minerais, vitaminas A, B, C e fibras solúveis, assim como microelementos como o cobre e o zinco.

banana assada

Além de fazer banana ao forno com canela, há a opção de fazer banana chips, que é também uma delícia! Pode ser feita assada, frita, salgada ou doce.

A canela, além de dar um sabor especial às frutas, tem várias propriedades importantes, como reduzir os níveis de açúcar no sangue, minimizar os riscos de doenças cardíacas, além dos antioxidantes.

Canela, cravo e gengibre são especiarias que acentuam o sabor das frutas, mas, além delas, você pode incrementar as suas receitas de frutas ao forno com castanhas de caju trituradas. Elas são muito saudáveis e contém propriedades variadas, tais como: vitaminas do complexo B, magnésio, aminoácidos essenciais e outras substâncias que têm efeitos benéficos sobre o cérebro, reduzindo a ansiedade, o estresse e, até mesmo, casos leves de depressão.

Você também pode acrescentar outras frutas secas como nozes e amendoins que fazem bem e reduzem o risco de adoecermos.

Confira a seguir uma receita de abacaxi ao forno disponibilizada pelo site Cura pela Natureza. Uma delícia!

INGREDIENTES

4 rodelas grossas de abacaxi

Meia colher (chá) de canela em pó

Meia colher (chá) de cravo em pó (triture no liquidificador)

1 colher (sopa) de castanha de caju picada (opcional)

MODO DE PREPARO

Arrume as rodelas de abacaxi em uma fôrma média.

À parte, noutro recipiente, misture a canela e o cravo.

Salpicar a mistura de canela e cravo nas rodelas de abacaxi.

Pré-aqueça o forno por cinco minutos a 180 graus e leve as rodelas de abacaxi por aproximadamente 10 minutos.

Desligue o forno, espere esfriar, jogue por cima a castanha de caju picada e sirva em seguida.

O cravo triturado pode ficar muito forte. Você pode substituí-lo, se preferir, por nozes ou castanhas de caju ou, simplesmente, colocar o cravo para assar junto com o abacaxi.

Outras frutas que ficam boas ao forno:

Você pode usar a imaginação e provar as combinações de frutas com ervas e especiarias de sua preferência:

Mamão, pêssego, laranja, pera… são várias as frutas que ficam boas como sobremesa, quando assadas ou grelhadas. Experimente 🙂

Talvez te interesse ler também:

CHIPS PARA TODOS OS GOSTOS: 10 RECEITAS ALTERNATIVAS PARA A BATATINHA FRITA

5 ESPECIARIAS ANTICÂNCER

AÇÚCAR MAGRO – O QUE É, BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...