Receitas com verduras da estação para outubro


E já chegou outubro, esse ano, mês de decidir por quem irá nos governar pelos próximos quatro anos! Não é fácil não, mas vamos com esperança até porque outubro é um mês cheio de esperança (dia das crianças, do professor, do poeta e também das bruxas 🙂

E para quem é chegado em uma alquimia culinária, preparamos receitas fáceis e deliciosas com verduras da estação para aproveitar o melhor de outubro em termos de alimentos: abobrinha italiana, rúcula, pepino e tomate. Tudo que nós amamos!!!!

Pesto de abobrinha

Vamos arrasar com esse molho especial para massas:

Ingredientes

3 abobrinhas italianas

10 folhas de manjericão

10 folhas de hortelã

20 gr. pinolis

3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

um dente pequeno de alho

azeite

sal

pimenta-do-reino em pó

Modo de preparo

Corte as extremidades e lave as abobrinhas. Corte-as em 4 pedaços no sentido horizontal e retire suas partes brancas em excesso.

Coloque-as para ferver em água salgada por 1-2 minutos, não as deixe mole! É mesmo um ou dois minutos, faça o teste com o garfo e retire-as da água.

Escorra as abobrinhas e coloque-as em uma tigela com água fria para interromper o cozimento.

Seque as abobrinhas e coloque-as em um liquidificador ou mixer.

Adicione as folhas de manjericão e de hortelã lavadas, alho, pinolis, sal e um fio de azeite e bata tudo.

Quem adora alho pode colocar mais um dente. Lembre-se de retirar a parte interna do alho que pode dar má digestão.

Quando a mistura começar a ficar homogênea, é hora de juntar o queijo, a pimenta-do-reino, mais azeite, ajustar o sal e dar mais uma batida de novo até que a mistura fique quase complemente lisa. Guarde o pesto na geladeira até servir. O pesto pode ser servido como condimento para pastas (no espaguete fica ótimo) ou como um patê para ser passado no pão. Também pode ser usado na lasanha ou qualquer outro molho para condimentar massas.

foto

fonte foto: livesicilia.it

Salada Grega

Muito fácil de preparar e uma delícia para aproveitar os melhores dias de outubro, mês de safra de pepino e tomate.

Bom, a salada grega é composta de: pepino, tomate, azeitonas pretas, cebola roxa, pimentão verde – opcional -, orégano, queijo feta e muito azeite extra virgem de oliva!

Não se preocupe em como cortar o tomate, o pepino e o pimentão (este geralmente em tiras finas, o tomate em quatro e o pepino sem a casca e as sementes) porque cada ilha grega tem seu próprio corte, uns preferem em rodelas outros, em quadrados, faça como preferir, a mistura destes ingredientes é o sabor da Grécia independentemente de qualquer coisa. A dica importante é colocar a cebola – em rodelas ou quadradinhos – de molho em água com vinagre branco para tirar a acidez. Quanto mais tempo ficar de molho, melhor, inclusive trocando a água uma vez. Outra dica é fazer atenção com o sal, o queijo feta e a azeitona são bem salgados, aliás eu não coloco sal na salada grega, mas fica a gosto. Amo!

foto

fonte foto: afemmeduncertainage.blogspot

Espaguete com tomate-cereja e rúcula

Faça esta receita e depois, por favor, me conte se não é a coisa mais simples e maravilhosa que existe na culinária.

Coloque a água com sal para ferver na panela para cozinhar o macarrão (qualquer um mas espaguete é the best!). Enquanto a água vai esquentando, corte os tomatinhos-cerejas ao meio, tirando seus pedúnculos, (em média 10 tomatinhos por pessoa) coloque-os em uma frigideira com duas ou três colheres de azeite de oliva, um dente inteiro de alho, pimenta – qualquer uma para quem gostar – e sal a gosto. Deixe os tomatinhos cozinharem em fogo médio-baixo até que se desprendam de suas cascas. Mas não deixe ficarem muito secos, nesse caso coloque um pouco da água que está cozinhando a pasta. Desligue o fogo quando estiverem cozidos, nem moles nem duros: inteiros mas com um suco. Quando o macarrão estiver no ponto (al dente por favor! macarrão mole ninguém merece 🙂 escorra-o, junte ao molho de tomate misturando tudo muito bem e adicione a rúcula, misturando-a levemente (a rúcula não deve “cozinhar” com o calor do macarrão) e sirva imediatamente regado com queijo parmesão ralado ou com farinha de rosca para a versão vegana.

As melhores coisas da vida são simples. Experimente! 🙂

foto

fonte foto: viaggioeassaggio.blogspot

Leia também: Deliciosas receitas para fazer com sobras de macarrão




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...