Rolo de berinjela recheado com quinoa: receita fácil


A berinjela é um vegetal incrivelmente delicioso e com incomparável versatilidade. Com ela podemos preparar os mais variados tipos de pratos requintados sem grandes esforços.

Conheça uma ótima receita de quinoa temperada com rolo de berinjela, prato que pode ser servido frio como entrada ou quente como prato principal.

Leia mais: Berinjela faz bem pra quê?

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • ½ xícara de quinoa lavada
  • 1 cebola cortada em cubos
  • ¼ de colher de chá de açafrão em pó
  • 2 colheres de sopa de óleo de farelo de arroz (ou qualquer outro óleo vegetal)
  • 1 colher de chá de garam masala
  • 1 e ½ pimentão verdade ou vermelho picado
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 3 berinjelas que sejam ao menos de tamanho médio. Devem ser cortadas em fatias finas de meio centímetro cada;
  • 1 punhado de salsinha
  • ½ xícara de azeite
  • 1 pitada de pimenta em pó
  • Sal para temperar

Modo de preparo

Coloque toda a quinoa em uma panela pequena com água já fervendo. Reduza o fogo e tampe a panela até que a quinoa esteja macia e grande parte da água já tenha sido absorvida. Este processo normalmente leva 20 minutos.

Enquanto a quinoa ainda está sendo cozida, coloque o óleo e a cebola em outra panela em fogo médio.

Quando a cebola começar a ficar dourada, adicione o gengibre, a pimenta, o açafrão e o garam masala. Mexa bem até que todas estas adições estejam bem misturadas, normalmente por 3 minutos.

Neste passo, coloque o pimentão escolhido e mexa bem. Diminua o fogo e cozinhe até que o pimentão fique macio.

Assim que o pimentão estiver pronto com os outros ingredientes que foram adicionados anteriormente na panela, adicione então a quinoa e misture bem. Reserve esta panela.

Será necessário uma grelha para preparar a berinjela. Também é possível utilizar um forno convencional na falta de uma. A grelha (ou o forno) deverá ser preaquecida em fogo médio. Passe azeite de oliva e sal dos dois lados das fatias das berinjelas. Caso utilize a grelha, coloque-as direto sobre a área de grelhar de um lado e depois de 3 minutos vire-as por mais 3 minutos. (Caso utilize o forno convencional, coloque-as em uma chapa ou forma para fazer, o processo demorará um pouco mais, cerca de 6-8 minutos de cada lado).

Assim que as berinjelas estiverem prontas, nós iremos montá-las com as quinoas. Para tal, adicione de 1 a 2 colheres da quinoa preparada nas berinjelas e enrole cada pedaço com relativa força, de forma que fiquem parecidas com charutinhos. Caso julgue necessário, você pode colocar palitos de dentes no meio das berinjelas para deixá-las bem presas, evitando que os rolinhos se abram.

Quando os rolos de berinjela estiverem prontos e recheados com a quinoa, tempere-os com um leve filete de azeite de oliva, adicionando um pouco de salsinha picada por cima. Você pode tanto servir quente, diretamente após terem sido enrolados, quanto pode colocar na geladeira e aguardar esfriar.

Os rolos de berinjela com quinoa temperada têm um sabor incrível e inigualável. É um alimento vegano que pode ser servido como petisco, entrada, acompanhamento ou prato principal.

A quinoa é um excelente alimento, especialmente para vegetarianos ou veganos, pois possui grandes quantidades de proteínas, ômega 3 e 6, além de ferro.

Talvez te interesse ler também:

Receitas com berinjela: saudáveis, rápidas e fáceis

Quinoa: todas as propriedades cientificamente comprovadas

Feijão marinho: Benefícios + Receitas Incríveis Irresistíveis!

Carne de laboratório: como e do que é feita? Você comeria?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...