Horta na calçada - em Curitiba já pode fazer!

  • atualizado: 
horta do cristo rei

Em Curitiba já se pode plantar horta na calçada - de bananeira a chuchu, abóbora ou pimentão, alface e manjericão, o que o morador quiser plantar, vai ter.

Um situação de conflito, duas bananeiras na calçada, foram denunciadas à Prefeitura de Curitiba - abuso de espaço público e outras alegações. Mas, do mal veio o bem e deste desencontro legal surgiu a mudança da legislação municipal. Foi a luta comunitária pela preservação da Horta do Cristo Rei que levou a essa boa solução para toda uma cidade.

Liberando para cultivo, o recuo das calçadas, a Prefeitura permite que todo morador cultive as hortaliças que melhor lhe parecerem e não a grama uniforme que antes constava em lei como obrigatória.

Assim, o Prefeito Greca, de tão má fama, marca um ponto com a população de sua cidade e, a vida urbana, mais saudável agora, agradece. Foram estas as palavras de Greca “A agricultura urbana é uma tendência mundial, a humanidade tem que se voltar de novo para terra e para o arado”, disse o prefeito.

Greca ainda brincou com os participantes. “Se Burle Marx, meu amigo e grande paisagista brasileiro, fosse vivo, ia louvar a ideia de colocar bananeiras, ao invés de roseiras europeias, no jardim.”

Um dos motivos pelos quais plantei as bananeiras foi ensinar ao meu filho como é a natureza” - Vanderlei Lozano Silva, um dos plantadores da Horta do Cristo Rei

As iniciativas de hortas urbanas, comunitárias ou não, vão se espalhando e, é isso que é preciso. Que cada um de nós aprenda como e possa ter onde plantar seu alimento. Isso é segurança para o futuro e ensinamento sábio para as futuras gerações.

Especialmente indicado para você:

setaA HORTA NA LAJE: EM PARAISÓPOLIS UM PROJETO CONTRA A FOME E A MÁ NUTRIÇÃO

setaHORTA COMUNITÁRIA NO CAPÃO REDONDO: 80 M2 DE HORTALIÇAS PARA QUEM PRECISAR

setaHORTAS COMUNITÁRIAS, PRODUÇÃO ORGÂNICA E INTERAÇÃO SOCIAL EM SANTA CATARINA

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!