Flor de Lótus: limpeza, pureza e outros significados


A flor de lótus é um símbolo muito antigo. A principal característica associada à ela é a pureza pois, esta linda flor, apesar de nascer e viver na lama, mantém-se bela e imaculada ao longo do tempo.

Esta flor espetacular que paira sobre a lama sem se sujar, é a flor da planta aquática Nelumbo nucifera, uma planta de origem asiática que povoa lagoas doces ou rios vagarosos e rasos. Suas raízes, rizomas, se agarram ao lodo do fundo do curso d’água, e as flores, airosas, bailam com os movimentos das ondas e do vento.

À noite, a flor de lótus se fecha e volta às profundidades lamacentas.

De manhã, o sol a encontrará aberta e limpa, sem vestígios do lodo que a circunda e sustenta.

Não é incrível?

Qual o significado da flor de lótus?

flor de lotus

Desde os tempos antigos a flor de lótus tem influenciado diversas culturas que a adotaram como símbolo, desde o antigo Egito até o Japão.

  • Na cultura egípcia, por exemplo, a flor de lótus é associada ao renascimento;
  • no budismo simboliza a pureza divina, a iluminação e,
  • no hinduísmo a flor de lótus está associada ao bem-estar.

Todas as partes da planta de lótus são usadas para diferentes propósitos. A flor não é apenas ornamental mas também comestível. E toda a planta: sementes, folhas e partes do caule subterrâneo (rizoma) são usadas para fazer medicamentos.

Dados os seus benefícios nutricionais e medicinais, a lótus também representa cura e abundância.

Na Yoga

flor de lotus 2

A flor de lótus é o símbolo da yoga indiana. Está associada ao 7º Chakra, com o lótus de mil pétalas sobre a coroa (topo da cabeça).

Simboliza a pureza de coração e mente, a expansão da consciência e a conexão profunda com o plano espiritual.

Uma das mais famosas posições da yoga é conhecida com o nome de lótus – esta é considerada, por muitos, a posição mais adequada à meditação pois promove a concentração, limitando as distrações.

Flor de lótus no Budismo

flor de lotus ioga

Fonte Foto

A flor de lótus no budismo é um símbolo de boa sorte e representa o desenvolvimento da alma até sua iluminação.

Para o budismo nosso coração é como uma flor de lótus que floresce graças às virtudes que se desenvolvem dentro dele. É por isso que Buda é retratado sentado sobre uma flor de lótus ou na posição de lótus.

No budismo, a flor de lótus pode representar:

  •  paciência
  •  pureza
  •  misticismo
  •  anexos ultrapassados
  •  falta de desejo
  •  amor incondicional
  •  iluminação
  •  desenvolvimento espiritual
  •  confiança
  •  autoconsciência

No Japão

No Japão, e em geral no Oriente, a flor de lótus está relacionada com o movimento de aprofundar o autoconhecimento.

A flor de lótus é acima de tudo um símbolo de elegância e simplicidade, assim como de pureza e beleza. Ela simboliza a capacidade da pessoa se manter pura e intacta, apesar da “lama” que a rodeia.

No Egito Antigo

No antigo Egito a flor de lótus estava relacionada com o simbolismo da feminilidade e com o tema do nascimento e renovação.

A pureza, delicadeza e beleza do lótus lembram qualidades femininas, ou da nossa porção mais sensível e, está muito indicada para aqueles que experimentam o renascimento após uma situação muito difícil.

Flor de lótus no Feng Shui

Para essa técnica milenar chinesa de harmonização de ambiente, ter uma flor de lótus em casa como objeto ou imagem atrai paz, pureza, fertilidade, resiliência, compaixão, abundância, perfeição, equilíbrio e todos os outros significados relacionados à essa planta.

Use-a como objetos de decoração ou em desenhos estampados em quadros, almofadas, lençóis, guardanapos, etc, para decorar o cômodo da casa de acordo com o que buscar atrair (fertilidade para o quarto; pureza, harmonia e equilíbrio na sala; abundância na cozinha) e assim por diante.

A flor de lótus na culinária

flor de lotus culinaria

Sementes, flor, caule e rizomas são usados na culinária indiana em sopas e frituras.

Recomenda-se o seu consumo sempre cozido pois, quando cru podem transmitir um parasita, Fasciolopsis buski, origem de tumores cancerígenos e outras afetações hepáticas e gastrointestinais.

O que significa a tatuagem de flor de lótus?

Como nas simbologias acima descritas, a representação da flor de lótus na tatuagem não é diferente.

Se você vir uma pessoa tatuada com flor de lótus, a tatuagem pode representar para ela a superação de problemas, o gosto por yoga ou meditação, a importância do budismo ou do hinduísmo em sua vida, o despertar espiritual, bem como a sua capacidade de enxergar que as dificuldades da vida servem para trazer beleza, sabedoria, ou ainda, que tudo na vida tem um lado positivo a se considerar.

A Fênix do lodo

Surgir do lodo, da lama, tem o mesmo significado que surgir das cinzas, como a Fênix.

Assim surge essa flor, a lótus, todas as manhãs.

Talvez te interesse ler também:

CURSO RÁPIDO DE MEDITAÇÃO PARA INICIANTES: 3 TRUQUES BEM SIMPLES

3 RECEITAS MACROBIÓTICAS PARA SE EQUILIBRAR COM A ALIMENTAÇÃO

OS 7 CHAKRAS PRINCIPAIS: EXERCÍCIOS E TÉCNICAS PARA REEQUILIBRÁ-LOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...