Flor de Lótus: símbolo de pureza, bem-estar e iluminação

  • atualizado: 
flor de lotus

A flor de lótus é um símbolo muito antigo. A principal característica associada à flor de lótus é a pureza pois, esta linda flor, apesar de nascer e viver na lama, mantém-se bela e imaculada.

Esta linda flor que paira sobre a lama sem se sujar é a flor da planta aquática Nelumbo nucifera, uma planta de origem asiática que povoa lagoas doces ou rios vagarosos e rasos. Suas raízes, rizomas, se agarram ao lodo do fundo do curso de água e as flores, airosas, bailam com os movimentos das ondas e do vento.

À noite, a flor de lótus se fecha e volta às profundidades lamacentas. De manhã, o sol a encontrará aberta e limpa, sem vestígios do lodo que a sustenta.

Simbologia

flor de lotus

Desde os tempos antigos a flor de lótus tem influenciado diversas culturas que a adotaram como símbolo, desde o antigo Egito até o Japão.

Na cultura egípcia, por exemplo, a flor de lótus é associada ao renascimento; no budismo simboliza a pureza divina e iluminação e, no hinduísmo a flor de lótus está associada ao bem-estar.

Na ioga

flor de lotus 2

A flor de lótus é o símbolo da ioga indiana. Está associada ao 7º Chakra, com o lótus de mil pétalas sobre a coroa (topo da cabeça). Simboliza a pureza de coração e mente, a expansão da consciência e a conexão profunda com o plano espiritual.

Uma das mais famosas posições da ioga é conhecida com o nome de lótus - esta é considerada, por muitos, a posição mais adequada à meditação pois promove a concentração limitando as distrações.

No Budismo

flor de lotus ioga

Fonte Foto

A flor de lótus no budismo é um símbolo de boa sorte e representa o desenvolvimento da alma até sua iluminação. Para o budismo nosso coração é como uma flor de lótus que floresce graças às virtudes que se desenvolvem dentro dele. É por isso que Buda é retratado sentado sobre uma flor de lótus ou na posição de lótus.

No budismo a flor de lótus pode representar:

● paciência
● pureza
● misticismo
● anexos ultrapassado
● Falta de desejo
● Amor incondicional
● iluminação
● desenvolvimento espiritual
● confiança
● autoconsciência

No Japão

No Japão e em geral no Oriente a flor de lótus está relacionada com o movimento de aprofundar o autoconhecimento. A flor de lótus é acima de tudo, um símbolo de elegância e simplicidade assim como de pureza e beleza. Ela simboliza a capacidade da pessoa se manter pura e intacta apesar da “lama” que a rodeia.

No Egito Antigo

No antigo Egito a flor de lótus estava relacionada com o simbolismo da feminilidade e com o tema de nascimento e renovação. A pureza, delicadeza e beleza do lótus lembram qualidades femininas, ou da nossa porção mais sensível e, está muito indicada para aqueles que experimentam o renascimento após uma situação muito difícil.

Na culinária

flor de lotus culinaria

Sementes, flor, caule e rizomas são usados na culinária indiana em sopas e frituras. Recomenda-se o seu consumo sempre cozido pois, quando cru podem transmitir um parasita, Fasciolopsis buski, origem de tumores cancerígenos e outras afetações hepáticas e gastrointestinais.

Surgir do lodo, da lama, tem o mesmo significado que surgir das cinzas, como a Fênix. Assim surge essa flor, a lótus, todas as manhãs.

Especialmente indicado para você:

setaCURSO RÁPIDO DE MEDITAÇÃO PARA INICIANTES: 3 TRUQUES BEM SIMPLES

seta3 RECEITAS MACROBIÓTICAS PARA SE EQUILIBRAR COM A ALIMENTAÇÃO

setaOS 7 CHAKRAS PRINCIPAIS: EXERCÍCIOS E TÉCNICAS PARA REEQUILIBRÁ-LOS