Nata, a cadela que ajuda pacientes com esclerose


Na Espanha foi implantada uma terapia com cães visando os pacientes que sofrem de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), para que estes possam liberar suas emoções.

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa que desencadeia gradativa paralisia muscular naqueles que são acometidos por essa anomalia.

Cerca de 900 novos casos dessa doença são diagnosticados na Espanha, a cada ano.

Esta terapia com a assistência de um cão, é realizada pela associação Patas por la ELA (Patas para ELA) em parceria e com o apoio da Universidade Rey Juan Carlos, URJC.

A sessão de terapia acontece com um cão e consiste em um psicólogo pegar frases, proferidas pelos pacientes e escritas em pedaços de papéis, e colocar perto do animal, assim, quando eles olham para o animal vêem o registro de suas expressões emocionais.

Um desses animais de assistência emocional é a cadela Nata, da raça galgo, ela tem vários problemas de saúde, mas, em contrapartida, possui uma grande capacidade de resiliência.

Nata, a cadela que ajuda pacientes com esclerose

Nata mostra aos pacientes que, apesar de seus problemas de saúde, ela busca viver.

A presença de Nata ajuda os pacientes a saírem da identificação com a doença, pois, quando estão com ela colocam a atenção nela, esquecendo dos problemas deles.

A convivência com Nata contribui para esses pacientes lidarem melhor com suas emoções e sentimentos. Além disso, esta cadela traz mais amor e força, à cada sessão para os pacientes. A cadela facilita a interação entre todos no grupo de terapia assistida, tanto psicólogos, quanto pacientes.

A interação de Nata com os pacientes contribui para eles desenvolverem um vínculo afetivo com ela, ajudando na melhora do estado emocional deles.

Conheça Nata, neste vídeo que mostra como é essa terapia com os pacientes assistidos emocionalmente por essa cadelinha fofa.

Conte para nós o que acha dessa terapia envolvendo animais. A questão, que surge desse tipo de interação, é como a carga emocional dos humanos afeta

Os animais são muito receptivos às emoções humanas e já se comprovou cientificamente que eles podem ficar doentes por influência do desequilíbrio de seus tutores, por isso, é bom atentar as reações também dos pets, para evitar que eles adoeçam também.

Talvez te interesse ler também:

QUEM TEM CACHORRO FICA MENOS DOENTE E VIVE MAIS

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PODERÃO ENTRAR NOS HOSPITAIS DO RIO DE JANEIRO PARA VISITAR OS PACIENTES!

PET TERAPIA: QUANDO OS CÃES SÃO OS “DOUTORES” DO CONSULTÓRIO




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...