Filhotes de cães atingem o máximo da beleza na 10ª semana de vida (e o motivo vai te surpreender)


Cães são animais maravilhosos sempre, mas uma pesquisa curiosa estabeleceu que eles alcançam o máximo da beleza por volta das 8ª a 10ª semanas de vida período em que parecem haver uma luz diferente, que os torna ainda mais bonitos aos nossos olhos.

Não que houvesse necessidade de um estudo para nos dizer, mas é notável que Clive Wynne, professor de psicologia e diretor do Canine Science Collaboratory da Arizona State University, tenha realizado um estudo tão particular onde seu objetivo era entender melhor a relação entre homens e animais.

Segundo Wynne e seus colegas, há um bilhão de cães abandonados no mundo. Observando o comportamento de cães de rua nas Bahamas, o pesquisador chegou à conclusão de que, apesar da aparente independência, esses cães precisam dos humanos para sobreviverem.

A pergunta que foi feita é: o que motivaria uma pessoa a ajudar esses cães? Um dos fatores parece ser precisamente a beleza deles, entendida em um sentido subjetivo como ‘fofura’. Então a equipe decidiu entender se existe realmente uma conexão entre o desmame, que é o período mais vulnerável para a vida de um cão, e a relação deles com os seres humanos.

O estudo

O estudo foi realizado através de fotografias de filhotes de três raças (Jack Russell, Cane Corso e Pastores Suíços Brancos) tiradas em diferentes momentos de suas vidas. Cinquenta e um participantes foram convidados a classificar as fotografias com base no que mais lhes chamou a atenção.

Assim, descobriu-se que a atratividade em relação aos filhotes é baixa no nascimento, enquanto atinge o pico em cerca de 10 semanas e, em seguida, diminui gradualmente.

Especificamente, o Cane Corso atingiu a máxima fofura às 6,3 semanas de idade, o Jack Russell terrier com 7,7 semanas de idade e os pastores com 8,3 semanas de idade. Obviamente, levando em conta que apenas 51 pessoas participaram do estudo.

filhotes 2

“Por volta das sete ou oito semanas de idade, os filhotes estão prontos para serem independentes e, nesse momento, eles se tornam mais atraentes para os humanos”, disse Wynne no estudo.

Segundo a equipe, os resultados oferecem algumas nuances da relação entre homem e cão. Nós fizemos amizade com eles porque eles são leais, inteligentes, eles nos fazem companhia, mas estas não são as únicas razões.

“Acho que a inteligência dos cães não é a questão fundamental, parece-me que o cão tem algo de especial porque está sempre pronto para fazer amizade com alguém”, continua o pesquisador.

O fato de os filhotes serem os mais atraentes durante o desmame sugere que os cães evoluíram especificamente para confiar nos cuidados humanos. Os resultados também são reforçados por pesquisas anteriores envolvendo lobos.

“O melhor amigo do homem provavelmente mudou sua natureza sociável para nos agradar. Mas essa relação também está na raiz da sua existência “, diz Wynne.

A equipe agora continuará a pesquisa mostrando vídeos de filhotes em diferentes momentos para entender se, de fato, esta tese pode ser melhor fundamentada.

Sobre nossa amizade com os cães, talvez te interesse ler também:

O SEU CACHORRO SEGUE VOCÊ ATÉ NO BANHEIRO? ENTENDA O PORQUÊ

A HISTÓRIA DA CONVIVÊNCIA HUMANA COM OS CACHORROS

CÃES MAIS INTELIGENTES QUE GATOS? VEJA O QUE REVELA UMA NOVA PESQUISA

O QUE OS CÃES QUEREM DIZER QUANDO LAMBEM A BOCA?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...