Tudo sobre Doação de Sangue em Gato e Cachorro


Fique sabendo tudo sobre doação de sangue em animais: como funciona e quais são os requisitos para que um animal possa ser doador.

Assim como ocorre com os seres humanos, os animais de estimação também podem precisar de doação de sangue em casos de emergências.

Acidentes, cirurgias e até no tratamento de doenças crônicas como anemia ou de doenças graves que desencadeiam hemorragias, são situações onde uma doação de sangue pode ser necessária.

Portanto, lembre-se: a doação de sangue pode salvar vidas também dos pets!

Em tratamentos de urgência, as transfusões de sangue são essenciais. Por isso, é necessário haver tutores conscientes disponíveis a ajudar – ou a levar seu pet para doações urgentes, ou a montar um banco de sangue para quando for necessário.

Requisitos para um animal ser doador

Tanto cachorros como gatos, precisam ter os seguintes requisitos para serem doadores de sangue:

  • Precisam ser dóceis
  • Ter vacinação e vermifugação em dia
  • Não ter pulgas e outros parasitas
  • Estarem saudáveis
  • No caso de fêmeas, não podem estarem no cio ou em período gestacional
  • Nunca terem feito transfusão de sangue
  • Não tomar medicamento de uso contínuo
  • Ter peso e idade ideais. No caso dos cães, o peso ideal é de 27 kg e terem de 1 a 8 anos de idade.
  • Já os gatos devem pesar no mínimo 4 kg e terem de 1 a 6 anos de idade.

As vantagens de um animal ser doador de sangue

No caso dos cães, eles passam por um check-up com exame físico e exames laboratoriais como: hemograma, função renal e testes para Ehrlichiose, Leishmaniose Dirofilariose, Lime e Brucelose.

Em relação aos gatos, as vantagens consistem em exame físico e exames laboratoriais como: hemograma, função renal, testes para Leucemia Felina, Imunodeficiência, e Mycoplasma,

Para obter o devido diagnóstico, após a retirada do sangue, procede-se à análise do tipo sanguíneo e uma pequena mostra será encaminhada para exames a fim de verificar o estado clínico do pet doador.

Como ajudar a salvar vidas?

Os tutores em posse de pets que atendam aos requisitos para serem doadores de sangue, e que queiram levar seus animais para doar, podem entrar em contato com Postos Veterinários de Coleta de Sangue em Hemocentros, Universidades, Hospitais e em Clínicas de Medicina Veterinária, a fim de agendar um dia em que o animal será avaliado com exames físico e de triagem.

Estes postos de coleta e bancos de sangue abastecem seus estoques através de parcerias com creches, canis, ONGs e grupos de tutores, que levam seus melhores amigos para esse ato solidário.

Postos veterinários de doação e bolsas de sangue

Para saber os locais onde é possível tanto realizar a doação quanto adquirir uma bolsa de sangue, consulte esta lista ->AQUI.

Para os que precisam adquirir bolsa de sangue mas não têm condições financeiras de comprá-la, foi criado o projeto Patinhas Vermelhas. Saiba mais sobre esse projeto aqui -> em sua página no Facebook.

Como acontece a doação de sangue?

A doação de sangue é um procedimento que dura cerca de 15 minutos, sendo realizada por um veterinário acompanhado de um enfermeiro e do tutor para ajudar no manuseio de animal, mantendo-o seguro e calmo.

Em alguns casos, se o animal ficar agitado, pode ser necessário dar um sedativo bem leve pra ele.

O sangue é retirado do animal doador por meio da veia jugular (no pescoço) e coletado em uma bolsa (como é feito com os humanos).

Os cães podem doar até 450 ml de sangue, enquanto os gatos, até 40 ml.

Os cães não podem doar ou receber sangue dos gatos porque os tipos sanguíneos são diferentes. Nos cachorros, existem 13 tipos sanguíneos que podem variar entre animais de uma mesma raça. No caso dos gatos, existem três tipos sanguíneos.

Antes da transfusão de sangue, é realizado o teste de compatibilidade entre doador e receptor.

Para preparar o animal doador de sangue, é necessário ele estar em jejum de 4 ou 5 horas. Em seguida à doação, ele já poderá comer.

Caso por algum motivo haja dificuldade de retirar o sangue pela jugular do pescoço, é possível fazer a coleta pela veia de uma pata.

O animal doador só poderá fazer uma nova doação de sangue depois de 3 meses da coleta.

Reportagem sobre Doação de Sangue em Animais

Assista este vídeo do programa Hoje em Dia apresentando a matéria sobre Doação de Sangue em Animais, explicando mais detalhes sobre como o seu melhor amigo pode se tornar um doador de sangue e ajudar a salvar vidas de outros pets.

Consulte o veterinário

Caso você queira encaminhar seu companheiro peludo para doar sangue e ele já tem o acompanhamento de um veterinário específico e de sua confiança, o que é o ideal, obtenha todas as informações e o diagnóstico necessário antes de marcar a doação de sangue.

Feito isso, procure saber se na sua cidade existe um banco de sangue animal e entre em contato para agendar o procedimento, permitindo que seu cão ou gato sejam doadores de sangue e, com isso, salvem as vidas de outros pets!

Talvez te interesse ler também:

O que é groomer? Saiba tudo sobre essa profissão

Mais um motivo para você não comprar cães da raça PUG

Adestramento inteligente: nunca é tarde para educar o pet

O que o gato quer dizer quando te morde? 

O que fazer e como tranquilizar cachorros que latem demais




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...