As mordidas de gato não devem ser subestimadas

mordidas de gato

Os gatos são nossos amigos e muitas vezes para brincar afiam suas unhas e dentes. Eles fazem isso de boa fé e, em muitos casos se acostumam mesmo em ir devagar com seus amigos humanos. Mas pode acontecer de escapar uma mordida e a ferida muitas vezes é subestimada, pensamos que basta um pouquinho de água oxigenada para passar tudo. Em alguns casos, pode não ser assim!

O conselho de prestar mais atenção e não negligenciar as mordidas de gatos vem dos Estados Unidos, onde uma nova pesquisa, realizada pela Mayo Clinic e publicada no Journal of Hand Surgery ressalta como uma mordida bem dada pode permitir que bactérias entrem profundamente em nossos tecidos, causando infecções sérias a ponto de ser necessário um atendimento hospitalar. Tudo isso pode acontecer em um a cada 3 casos.

Os pesquisadores tomaram como amostra 193 pacientes mordidos na mão por um gato, a maioria era mulheres de cerca de 50 anos. Nem todos tinham ido ao hospital para serem medicados, mas a maioria (154) tinha escolhido se tratar com antibióticos orais.

"Este é o sinal de que tais incidentes são muitas vezes negligenciados, enquanto a questão deveria ser levada muito a sério tanto pelos médicos quanto pelos pacientes, mesmo que a mordida seja aparentemente inofensiva: Especialmente se a sua mão começar a inchar e se tornar inflamada, deve-se agir urgentemente", disse o Dr. Brian Carlsen, autor do estudo.

O problema é que há casos em que os antibióticos não são suficientes, porque as bactérias presentes em gatos são resistentes aos antibióticos usados para o tratamento de bactérias típicas nos homens.

Isso não significa que você deve entrar em pânico caso leve uma mordida de um gato, mas é importante avaliar se a ferida é profunda e se pode ter causado infecção. Neste caso, é melhor contar com atendimento médico para evitar o risco de complicar a situação.

Leia também:

setaPOR QUE OS GATOS ENTRAM NO CÍRCULO? TENTE FAZER EM CASA

setaA LENDA DA LETRA M NA TESTA DE ALGUNS GATOS

setaOS MARAVILHOSOS GATOS DO HERMITAGE QUE DEFENDEM OS QUADROS DOS ROEDORES

Fonte foto: Stock.Xchng