Atenção aos panos de prato. São ninhos de bactérias, revela um estudo


O uso repetido de panos de prato na cozinha poderia colocar as famílias em risco de intoxicação alimentar. Seu uso “múltiplo”, na verdade, aumentaria a possibilidade de contaminação cruzada de patógenos potenciais que podem espalhar bactérias e causar contaminações perigosas.

Para confirmar a existência de bactérias nos panos que usamos na cozinha, os pesquisadores da Universidade de Maurício examinaram 100 panos usados durante um mês.

Não somente as esponjas com as quais lavamos louças, mas também os panos com as quais as enxugamos, são também considerados um dos “objetos mais infestados de germes” na cozinha – um grande reservatório de bactérias.

Leia também: A ESPONJA DE LAVAR LOUÇAS É O OBJETO MAIS SUJO DA COZINHA?

Do estudo, a bactéria mais presentemente encontrada foi a Escherichia coli, que se encontra sobretudo nos panos multi-usos, como os usados para enxugar louça, superfícies ou para limpar as mãos na cozinha, confirmando um dado: o uso múltiplo do pano aumenta a chance de contaminação e a propagação de bactérias.

O estudo

Pesquisadores cultivaram as bactérias encontradas nos panos para identificá-las e determinaram sua carga viral. Destas, 49% viram crescimento bacteriano, uma porcentagem que aumentou quando o uso da toalha era em uma família grande ou com filhos.

Das 49 amostras positivas para crescimento bacteriano, 36,7% desenvolveram bactérias coliformes, grupo que inclui E. coli, enquanto em 14,3% nasceu o Staphylococcus aureus.

Bactérias estafilococos e bactérias coliformes foram encontradas em uma “prevalência significativamente maior” sobre as toalhas de famílias que comiam carne e lembre-se que as bactérias coliformes podem causar uma ampla gama de condições nos seres humanos, das cãibras no estômago, febre e vômitos às condições mais sérias como pneumonia e doenças respiratórias, enquanto a bactéria Staphylococcus aureus pode levar à condições de risco de vida, como meningite, bacteremia e síndrome do choque tóxico.

“Nosso estudo mostra que a composição familiar e as práticas de higiene na cozinha influenciaram a carga microbiana dos panos de cozinha”, disse Susheela Biranjia-Hurdoyal, da Universidade de Maurício. Descobrimos também que a dieta, o tipo de uso dos panos de cozinha podem ser muito importantes para promover o crescimento de potenciais patógenos responsáveis ​​pela intoxicação alimentar”.

Como evitar problema?

O essencial é seguir as regras de higiene na cozinha, trocando regularmente os panos de prato e outros panos (para enxugar mãos, para limpar e secar superfícies, etc) e certificar-se de que as superfícies de preparação de alimentos estejam bem limpas, antes e depois do uso.

Sobre higiene em casa e outras dicas caseiras, leia também:

10 PRODUTOS DE LIMPEZA QUE VOCÊ NUNCA MAIS DEVERÁ COMPRAR

OS LENÇÓIS DEVEM SER TROCADOS SEMANALMENTE. ENTENDA PORQUÊ

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVEMOS TROCAR AS TOALHAS DE BANHO?

VOCÊ SABE ONDE DEVE GUARDAR A ESCOVA DE DENTE?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...