10 Plantas para Criar o Microclima Perfeito em sua Casa

  • atualizado: 

Microclima é o clima que se cria em determinadas condições locais, espaciais, naturalmente ou com a nossa ajuda. Um canto de jardim tem seu microclima determinado pelos ventos que correm ou não, por lá, e pelas plantas que estão plantadas. A umidade do ar é importante, demais até, para que você não ligue para os microclimas que cria em sua casa e quintal.

A chave do bem-estar é o equilíbrio entre frio e calor, umidade e secura, oferta de ar limpo, vento gostoso, chuva pura. Se sabemos o que as plantas podem nos oferecer então, conseguiremos, com a ajuda delas, em nossa casa, criar o ambiente mais adequado para melhorar o nosso bem-estar doméstico, não?

5 Plantas que absorvem o excesso de umidade do ar

Em regiões onde a umidade relativa do ar é muito alta, a gente sente mais calor no verão e mais frio no inverno. Com um ambiente úmido em excesso também acontecem mais fungos pelos móveis da casa, mofo nas roupas e aquele melado nos vidros e piso. As roupas ficam sempre “meio úmidas”, incômodas de se usar.

Se esta é a situação em que você vive, aqui estão cinco das plantas que mais equilibram esse desconforto. Você poderá ter delas em vasos, na varanda ou dentro de casa (para as de sombra ou meia-sombra) e também, pelos cantos do jardim.

Loureiro (Laurus nobilis)

laurus nobilis

O louro tem boa fama, é símbolo de vitória e grandeza.

Esta é uma árvore de clima subtropical, meia sombra e que aceita qualquer tipo de solo bem drenado. Não lhe pode faltar água durante a época seca e enquanto está crescendo - depois de adulto, o loureiro se vira puxando a água que precisa tanto da terra quanto do ar.

Por essa sua capacidade, de absorver grandes quantidades de água do ar em volta, o loureiro é bem vindo em locais do jardim que sejam mais úmidos e sombreados.

E as folhas do louro você poderá colher para fazer um delicioso chá e usar para temperar seu feijão.

Spatifilum ou Lírio da Paz (Spathiphyllum)

lirio paz

O Lírio da Paz traz felicidade e amor a uma casa, é a crença popular. Mais do que isso, o Lírio da Paz, que adora um clima super úmido e locais escurinhos, pode estar em vasos, dentro da sua casa, pelos cantos menos ventilados, que ele vai absorver, como esponja, toda a umidade do entorno.

Essa planta gosta também de uma varanda, desde que não seja ao sol e, mais ainda, de ficar no banheiro.

Café (Coffea)

coffea

Pé de café em vaso grande, na sala, já imaginou? Vai crescer lindo se o ambiente da sua casa for úmido e quente. Mas, deixe ele mais para o lado da janela pois, o café é de meia sombra e não de sombra inteira (nas matas, o pé de café cresce por debaixo das outras árvores mais altas). Seu pé de café vai florescer e dar frutos após 5 a 6 anos de ter sido plantado.

Limoeiro (Citrus limon)

citrus limon

Limoeiro, em vaso ou ao ar livre, é sempre uma delícia - seu aroma se expande desde as folhas e flores, ricas em óleo essencial e cria em volta um microclima saudável, curativo e mais seco.

Os limoeiros gostam de tomar sol então, não o deixe nos cantos mais sombrios e, no tempo seco, o limoeiro em vaso deverá ser regado com regularidade.

Murta (Myrtus)

murta

A murta (qualquer das diversas variedades de plantas que conhecemos com esse nome genérico) são também símbolo de paz e prazer.

No passado, as pessoas acreditavam que a murta era uma árvore sagrada, que fazia os anciãos rejuvenescerem, que dava energia e luz aos viajantes. Hoje sabemos que a murta restabelece um microclima curativo saudável em sua volta: os princípios ativos exalados por suas folhas e flores matam as bactérias do ar.

5 Plantas que aumentam a umidade do ar

Mas, se você mora em região muito seca então vai preferir plantas que aumentem a umidade do ar do seu entorno. Sim, porque a secura em excesso é tão ruim para o nosso bem estar quando o excesso de umidade.

Sansevieria (Sansevieria sp)

sansevieria

Estas plantas, tão típicas das nossas calçadas e portas, são umidificadores de ar por excelência. Elas expelem uma enorme quantidade de oxigênio, em proporção ao seu tamanho, e neutralizam emanações nocivas emitidas por materiais sintéticos (tinta, verniz, plástico, produtos de limpeza que usamos, etc).

Não é preciso regá-las, nem em vaso nem no jardim. Também resistem anos a fio em um vaso com água (vão criando raízes e você só precisa completar a água do fundo, 1 dedo é suficiente). Estas são plantas que você pode ter em casa em qualquer lugar - sombra ou sol não as afeta. No jardim elas vão se espalhar formando maciços densos. As mais conhecidas e comuns são as Espadas-de São-Jorge, Espada-de-Santa-Bárbara mas, existe uma infinidade de sansevieria que cumprem a mesma função.

Cedro branco ou Cipreste de Lawson (Chamaecyparis lawsoniana)

cedro

Os cedros são sempre considerados árvores sagradas, que cuidam as almas e os deuses nelas habitam.

São árvores de porte alto, adequadas a jardins ou quintais grandes. Talvez você consiga um bonsai de uma delas, então seria mais fácil de ter em casa, na varanda, por exemplo.

Os cedros são plantas refrescantes, umedecem o ar em volta reduzindo a quantidade de pó e melhorando o microclima da casa. Coloque um cedro a favor do vento - que o vento carrega para sua casa as partículas de umidade cheias de óleo essencial.

O aroma do cedro é ótimo para quem sofre de dor de cabeça ou enxaqueca. Regue regularmente o seu cedro.

Você também poderá ter uma Tuya - as árvores de Natal que usamos no Brasil - mas saiba que elas, as tuyas, não gostam que se passe a mão sobre as folhas. Porém, são mais adaptáveis a vasos em varandas.

Cissus (Cissus sp)

cissus

A Cissus é uma trepadeira tipo begônia, da família das uvas, Vitaceae. Também é chamada de parreira de casa por suas folhas parecidas com a da parra, uma planta tropical, perene, de crescimento rápido. Precisa de um suporte, um caramanchão, por exemplo, que ela cobrirá rapidamente.

O ambiente junto a essa planta sempre será mais úmido do que no resto do quintal. A Cissus gosta de semi sombra e de um chuvisco de vez enquando (se a chuva falhar, regue-a com a mangueira mesmo).

Kalanchoe

microclima planta

As Kalanchoe vêm de Madagascar e se sentem muito bem no ar seco. Em suas folhas polpudas elas acumular umidade absorvendo-a do ar. Mas, não suportam terra molhada nem raízes dentro d’água então, tenha sua kalanchoe em um vaso ou canteiro bem drenado. Mas, sim, as kalanchoe adoram o sol direto e por quantas mais horas for possível.

Figueiras (Ficus sp)

ficus

As figueiras (Ficus pumila, Ficus benjamina, Ficus carica e outras 755 espécies do gênero) são plantas que existem em diversos lugares, preferencialmente nas zonas tropicais e subtropicais. São plantas de região úmida e quando você têm uma em casa, deverá cuidar da sua rega até que esteja forte e independente. Mas, algumas figueiras podem ser cultivadas em vaso, por exemplo a Ficus benjamina, no interior das casas também e todas elas criam à sua volta um ambiente umidificado, cheio de oxigênio, limpo de toxinas e vírus.

As figueiras podem crescer muito e rapidamente então, escolha uma que seja nativa da sua região se a for plantar no jardim e não a plante próximo a muros ou paredes já que suas raízes são poderosas destrutoras de obstáculos.

Estas são algumas das plantas que a Nasa estudou para determinar suas qualidades e interação com a vida humana. Deste estudo também foram determinadas as plantas que têm maior capacidade de filtrar o ar, limpando-o de produtos como benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno e formaldeído.

Leia mais sobre plantas em sua casa:

seta

18 PLANTAS QUE VÃO TE AJUDAR A REPELIR OS INSETOS DA CASA E PRAGAS DO JARDIM

seta10 PLANTAS TÓXICAS QUE O BRASILEIRO TEM EM CASA

setaMANUAL DE DICAS BÁSICAS PARA MANTER PLANTAS EM CASA