Faça você mesmo seu perfume orgânico, vegano e natural!


Um perfume agradável nos faz sentir bem, mas infelizmente muitos dos perfumes industrializados que compramos têm diversos aditivos químicos que não fazem bem à nossa saúde e ao meio ambiente, por sua produção provocar grande impacto à Natureza, envolver crueldade animal, com utilização de matéria-prima de origem animal e testes em animais. Para sair dessa engrenagem prejudicial, vem este conteúdo ensinar, você mesmo, a produzir de forma ecológica, sustentável, sem agressão à sua saúde, ao meio-ambiente e aos animais, perfumes com ingredientes vegetais, que podem ser inclusive orgânicos.

Serão ensinados dois tipos de perfume: o líquido e o sólido, livres de parabenos e ingredientes sintéticos, com aromas naturais e personalizados.

Está pronto para fazer você mesmo o seu perfume? Acompanhe, neste conteúdo as orientações necessárias para isso!

Ingredientes básicos para o perfume líquido

Para criar teu perfume será necessário a utilização de óleos essenciais, 100% puros e vegetais, e o álcool de cereal como base para diluição do óleo essencial.

Como se dá a fixação do perfume caseiro?

Os óleos essenciais 100% puros e superconcentrados, por si só já ajudarão na fixação do perfume. A dosagem máxima do óleo essencial na solução básica, comumente, é de até 4%, uma dosagem abaixo pode resultar em menor fixação do perfume.

O tipo da fragrância afeta muito na fixação, óleos essenciais cítricos são mais voláteis e tem menor fixação, os amadeirados tem maior fixação por serem menos voláteis. Óleos essenciais mais voláteis têm mais facilidade de evaporar que os menos voláteis, por isso os menos voláteis tem uma fixação maior do aroma.

O tipo de pele também influi na fixação: em peles mais secas o perfume geralmente tem menor fixação e precisa ser reaplicado mais vezes e, em peles oleosas dura mais tempo e fixa melhor. Outra questão é que o suor atrapalha na fixação do perfume.

Outro detalhe importante é saber as precauções de usos dos óleos essenciais, saiba mais no conteúdo aqui abaixo:

Com estes detalhes, você já sabe de que forma os aroma dos perfumes podem ser mais ou menos duradouros e agora, a seguir, você aprenderá receitas de perfumes, uma escrita e duas em vídeo e também aprenderá a diferenciar os vários tipos de perfumes, de acordo com suas notas perfumadas e essências vegetais. Confira!

Diy – Faça você mesmo o seu perfume!

Segue a primeira receita para você mesmo fazer seus perfumes em casa e ficar perfumado de forma natural e saudável!

Para fazer o seu perfume, você irá precisar de:

INGREDIENTES

  • 40 ml de álcool de cereais
  • 40 ml de água destilada
  • 20 ml do óleo essencial escolhido

Observação: se não quiser colocar água destilada utilize somente 80 ml de álcool de cereais. O álcool de cereais e a água destilada podem ser encontrados em farmácias de produtos naturais físicas ou virtuais.

MATERIAIS

  • 1 frasco de vidro com borrifador, ou seja, spray (para colocar o perfume depois de pronto)
  • 1 garrafa grande de vidro escuro (para o preparo do perfume)
  • 1 funil para colocar a mistura do óleo essencial, álcool de cereais e água destilada na garrafa de vidro escuro e o perfume depois de pronto no frasco spray

MODO DE PREPARO

  • A preparação é simples, basta misturar todos os ingredientes dentro da garrafa de vidro escuro, utilize um funil para isso.
  • Em seguida, feche-a bem e a coloque na geladeira por uma semana.
  • Após esse período, tire a mistura e despeje, com o auxílio do funil, dentro do frasco spray.
  • Seu perfume estará pronto para ser utilizado.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

Você pode combinar vários óleos essenciais, desde que a mistura de óleos não ultrapasse 20 ml.

Mais adiante, serão passadas as combinações ideais para a mistura de essências e óleos essenciais.

immagine

Como escolher o óleo essencial para o seu perfume caseiro

Você pode vir a se perguntar que essência usar?

A resposta é aquela que mais expressar seu jeito de ser e você se sentir bem ao utilizá-la.

Para você saber qual a essência que combina com você é necessário conhecer as 6 famílias classificatórias dos perfumes, e assim, poderá escolher o que tem mais a ver com você!

Classificação dos tipos de perfumes

Essa classificação se baseia nas 6 famílias olfativas, que são divididas em 6 grupos.

Alguns, desses grupos são mais utilizados em perfumes masculinos, outros nos femininos. Seja como for, você pode misturar óleos essenciais desses grupos, de acordo com sua preferência.

GRUPOS OLFATIVOS

  • Amadeirados: São aromas marcantes, intensos e quentes e os principais óleos essenciais desse grupo são: sândalo, cedro, pinheiro selvagem, patchouli e vetiver.
  • Chipre: Este grupo é um misto de notas perfumadas quentes e frias e é uma mistura de aromas cítricos com os amadeirados.
  • Cítricos: Este grupo tem aromas mais leves, radiantes, suaves e refrescantes, os principais óleos essenciais que pertencem à este grupo são: limão, tangerina e laranja.
  • Florais: Este grupo aromático exala elegância, discrição, refinamento e sensualidade, com os aromas doces das flores, que podem ser encontrados principalmente nos óleos essenciais: alisso doce, jasmim, lavanda, gardênia e rosa.
  • Fougère: Perfumes deste grupo são caracterizados por emanar frescor, vitalidade, pureza e ousadia, relacionados com os aromas das ervas e plantas herbáceas e que se encontram presentes principalmente nos seguintes óleos essenciais: musgo de carvalho, menta, algas marinhas, canela e manjericão.
  • Orientais: As notas perfumadas orientais são exuberantes, sedutoras e exóticas e encontram presentes principalmente nos óleos essenciais: flores opulentas, baunilha doce, pimenta e anis.

E por falar em notas perfumadas, segue nossa a segunda a receita feita com calêndula e melaleuca.

Perfume com Água de Rosas e Óleos Essenciais

Aprenda a seguir como fazer um perfume natural, caseiro e de origem vegetal, para isso anote os ingredientes, leia as instruções de preparo e assista ao vídeo para ver como se faz esse perfume com aromas da Natureza.

INGREDIENTES

  • 50 ml de água (ferver e esperar esfriar)
  • 1 colher se sobremesa de óleo de amêndoas
  • 20 ml de hidrolato de rosas ou água de rosas (Infusão de pétalas de rosas, na proporção de
  • 2 partes de água para 1 de pétalas)
  • 4 óleos essenciais: 30 gotas de lavanda, 20 gotas de laranja, 3 gotas de verbena e 5 gotas de gerânio

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • garrafinha de vidro escuro com tampa
  • recipiente de vidro com borrifador para acondicionar o perfume

INSTRUÇÕES DE PREPARO

  • Coloque em uma garrafinha de vidro o hidrolato de rosas ou a infusão de água de rosas.
  • Adicione o óleo de amêndoas e em seguida a água, tampe a garrafa e chacoalhe para misturar.
  • A seguir, coloque os óleos essenciais.
  • Tampe a garrafinha e deixe a solução curtindo em um local seco e arejado por 15 dias, agitando de vez em quando.
  • Após esse período está pronto o seu perfume, e, então, você pode transferi-lo para um vidrinho de perfume com borrifador.

Agora, assista esse vídeo, apresentado por Inara Cencig do canal Lar Natural, para ver todo o procedimento de confecção desse perfume natural e agradavelmente cheiroso.

Tutorial para fazer perfume vegano e sólido

Esta terceira receita é de perfume sólido que contém várias substâncias hidratantes. Ideal para quem tem pele seca.

Camila Victorino apresenta neste vídeo do seu canal Pensando ao Contrário, este tutorial Diy (Faça você mesmo) perfume sólido.

Os componentes que farão parte deste perfume são:

INGREDIENTES

  • 1 colher de chá de cera de carnaúba para uso cosmético
  • 1 colher de chá de óleo de coco ou outro óleo vegetal de uso cosmético (amêndoas, sementes de uvas, rosa mosqueta, girassol, entre outros)
  • 15 gotas de óleo de melaleuca (tea tree)
  • 15 gotas de óleo de alecrim
  • 10 à 15 gotas de óleo essencial de lavanda

MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS

  • potinhos para cosméticos de 10 a 15 ml
  • panela para banho-maria e utensílios para colocar a cera e os óleos na panela de banho-maria. palito para misturar os óleos

Observação: Pode fazer esse perfume com outros óleos essenciais de sua preferência. Na falta da cera de carnaúba, pode utilizar uma dessas opções: cera de soja ou de candelila ou manteiga de cacau ou karité. A indicação da cera de carnaúba é porque dá a consistência e o aroma ideais ao perfume sólido.

As vantagens de fazer seu próprio perfume

Perfumes convencionais industrializados contêm fragrâncias artificiais e corantes sintéticos que, por não serem compatíveis com o nosso organismo, podem causar irritação, coceiras, etc.

Você já leu a lista de ingredientes que vai no rótulo de um perfumes desses? São nomes de substâncias que nem sequer sabemos o que significam e qual a sua origem! O site Campaign for Saife Cosmetics mostra a lista dessas substâncias e os prejuízos que causam à saúde, isto dá até uma nova matéria, por ser um assunto extenso e detalhado.

Outro aspecto importante de se atentar é que o que colocamos em nossa pele penetra em nosso organismo através dos poros, e vários componentes dos perfumes industrializados possuem toxidade, o que com o uso constante e excessivo, podem fazer mal à saúde.

Dessa forma, optar por fazer seu perfume é uma escolha mais “perfumada” para a sua saúde!

Depois disto tudo, está esperando o que para fazer o seu perfume?

Talvez te interesse ler também:

CAFÉ DA MANHÃ VEGANO: 30 OPÇÕES PARA COMEÇAR BEM O DIA

AMORTERAPIA COM AROMATERAPIA: PERFUMES PARA ATRAIR A PESSOA AMADA

AROMATERAPIA: PERFUMES E AROMAS QUE FAVORECEM O BOM HUMOR

ESTUDO REVELA QUE PRODUTOS DE LIMPEZA POLUEM O AR TANTO QUANTO OS CARROS!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Maria
    Publicado em 01/08/2021 às 3:36 pm [+]

    Amei a receita, obrigada.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...