eCool: a cerveja gelada que surge da terra

eCool: a cerveja gelada que surge da terra

Beber uma lata de cerveja gelada em um dia quente é um daqueles prazeres realmente difícil de resistir. Geralmente encontramos a gelada, justamente, na geladeira, mas algo está mudando.

A start-up dinamarquesa formada por quatro jovens que amam as loiras (não se sabe se as loiras de cabelo também), desenvolveu um refrigerador ecológico que mantém as cervejas frescas sem consumir um único volt de eletricidade. O segredo? Deixaram tudo com a Mãe Natureza.

A idéia pela qual eles começaram é simples, antiga mas ao mesmo tempo inovadora. As culturas rurais, de fato, sempre mantiveram seus alimentos sem possuírem geladeira, graças à temperatura fresca e a umidade natural constante da terra, conseguiam manter o alimento protegido do frio durante o inverno, e da deterioração durante o verão. Antes de 1879, quando o alemão Karl Van Linde criou o primeiro refrigerador doméstico, algumas casas na Europa, já no início do século 18, dispunham de compartimentos subterrâneos, onde o gelo era armazenado no inverno, com o objetivo de conservar alimentos.

Esta pequena invenção faz a mesma coisa, mas em um ambiente moderno e confortável.

Para instalar o eCool (este é o nome que deram abreviando e de earth - Terra- e cool de cooler - refrigerador) basta cavar um buraco de um metro e meio. Uma vez no local, o eCool pode permanecer no solo por um ano, e tem capacidade para armazenar 24 latas.

E agora a parte que você estava esperando, aquela em que você brinda e toma a cerveja. Se você pensa que terá que escavar a terra para pegar a última lata, você está errado, pois isso não acontece. Basta girar uma manivela e o mecanismo interno trará a latinha diretamente em suas mãos. A manivela também funciona no sentido oposto, para inserir as latas no dispositivo.

A pergunta que me veio em mente é funcionaria no nosso país tropical? A resposta seria, tirada das informações contidas na página facebook, Save the world-one earth cooled beer at a time: é depende! no inverno provavelmente sim. O sistema funciona muito de acordo com o clima e a temperatura do ar. Além do mais, não é uma geladeira mas é muito legal e refresca de verdade. O conselho contido na página FB é enterrar uma lata de cerveja no quintal de sua casa e ver como é a temperatura da lata, antes de comprar o eCool.

Muito legal é mesmo, tanto que para comprar o eCool se previa reservá-lo até 30 de junho, mas acredite, já está tudo esgotado! "Você ainda pode encomendar pelo site, mas vai ter que esperar um pouquinho antes do recebê-lo", explica a equipe.

Esta será a maneira pela qual, no futuro, voltando ao passado, manteremos frias nossas bebidas. Pelo menos nos países frios a moda tem tudo para pegar!

Gostou da ideia? Visite a página do eCool, clicando aqui.