Por que não devemos lavar a louça à mão, antes de colocá-la na máquina de lavar louças?


Você está acostumado a dar uma lavada na louça à mão antes de colocá-la na máquina de lavar louças? Infelizmente essa atitude é de um grande desperdício d’água e de energia.

Lavar a louça à mão antes de inseri-la na máquina é um paradoxo. Ou a gente lava à mão ou a gente confia a tarefa à máquina, certo? De acordo com a Consumer Reports lavar os pratos antes de colocá-los na máquina de lavar é prejudicial para o meio ambiente porque é um desperdício de recursos hídricos.

Além disso é um trabalho inútil. Se você acha que a louça não ficará completamente limpa na máquina de lavar, principalmente alguns utensílios – como por exemplo panelas e talheres muito sujos – a melhor opção seria deixar tudo de molho para ser lavado depois à mão, praticamente somente com um enxague depois do molho, o que irá garantir uma limpeza completa. As máquinas modernas são eficientes porém e, via de regra, dão conta do recado.

lavar prato

Ultimamente vem se falando muito sobre qual tipo de lavagem é mais ecológica, na máquina de lavar louças ou à mão. Muito depende da quantidade de louça a ser lavada, do tipo de detergente utilizado, se a máquina de lavar louças tem programas “eco” e, do modo com que cada um costuma lavar a louça à mão.

Como economizar água lavando louça à mão?

Para desperdiçar menos água possível ao lavar louça à mão, o conselho é deixar tudo de molho em água quente com pouco detergente – se não na pia, mesmo fora dela em uma bacia – lavando-as com uma esponja e deixando a água correr ralo abaixo somente quando for hora de enxaguar. Não enxague sob a água corrente cada louça. Tampe a pia e enxague tudo junto, por isso é importante usar pouco detergente, a limpeza nesse caso é feita praticamente com o molho. Outra opção é lavar tudo de uma vez e depois exaguar tudo de uma vez. O erro maior é lavar e enxaguar cada louça singularmente, e sempre com a torneira aberta.

lavar louca

Como economizar água lavando louça na máquina?

As lava-louças otimizam o uso da água e por isso são consideradas mais ecológicas do que lavar a louça à mão. Funcionam como funcionam as máquinas de lavar roupas, ou seja, reaproveitado a água da lavagem mais de uma vez, o que não acontece com a torneira aberta jorrando água limpa ralo abaixo o tempo todo.

Use a capacidade máxima da máquina de uma só vez ou escolha um ciclo de lavagem rápido ou ecológico se a máquina tiver. Outra dica fundamental para o bom aproveitamento da lavagem na máquina é dispor bem as louças dentro da máquina e usar a quantidade certa de sabão. Os pratos devem ficar dispostos horizontalmente enquanto panelas, copos, jarras etc de boca para baixo.

Talvez te interesse ler também:

O QUE ECONOMIZA MAIS ÁGUA: LAVAR LOUÇA À MÃO OU NA MÁQUINA?

LIMPADOR DE LOUÇAS FAÇA VOCÊ MESMO PARA LAVA-LOUÇAS

TÁ ESTRESSADO? LAVA A LOUÇA QUE PASSA!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...