O WC que recicla os resíduos humanos e produz energia

  • atualizado: 

foto

Seu nome é Nano Membrana Toilet e promete levar os serviços sanitários aonde, infelizmente, este item básico ainda está em falta. É um sistema inovador, de acordo com seus criadores, para tratar as fezes humanas em casa, sem a necessidade de energia e água, aliás, produzindo energia. Impossível?

Não, de acordo com os cientistas da Universidade de Cranfield que está desenvolvendo o novo WC.

O vaso sanitário especial possui um sistema de descarga inovativo que não requer água, mas que bloqueia os maus cheiros. E isso não é tudo: ele usa uma tecnologia dotada de uma membrana para produzir água limpa. O que resta dos resíduos sólidos é gaseificado e, em seguida, é convertido em cinzas e em energia para alimentar o processo.

O sistema fechado utiliza uma barreira rotativa para separar os resíduos sólidos dos líquidos, dividindo-os em um recipiente colocado embaixo do vaso e bloqueando assim os odores.

Após usar o banheiro, urina e fezes são removidas desta câmara rotativa e depois são filtradas através de uma membrana com buracos tão pequenos que a nanotecnologia deixa passar apenas as moléculas de água pura. Os resíduos sólidos e os agentes patogênicos, os quais são demasiado grandes para passar através da membrana, são transferidos para a outra câmara do vaso sanitário.

foto

Uma vez que os líquidos são vaporizados, o produto é transportado para a outra área. E é aí que o vapor torna-se água novamente, para vir a ser armazenada e servir tanto para uso doméstico quanto para a jardinagem.

Na segunda câmara, um gaseificador incinera os resíduos sólidos para gerar o calor que pode ser usado para alimentar o próprio vaso sanitário. No entanto, esta parte da inovação ainda está em processo.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Cranfield, a água que o toalete produz é potável e o único resíduo é a cinza obtida da combustão da matéria sólida.

Se você está achando isso muito estranho é porque não soube que Bill Gates bebeu água derivada de excremento humano.

O processo produziria não apenas energia para autoalimentar o WC mas também para alimentar pequenos eltrodomésticos.

A solução foi pensada acima de tudo para resolver o problema do saneamento básico nos lugares sem acesso a este serviço.

A nova toalete será testada em Ghana, na África. O sistema será entregue a alguns habitantes que receberão inclusive a visita de técnicos para monitorar o funcionamento e efetuar eventuais manutenções.

Talvez te interesse ler também:

BRASIL: SANEAMENTO BÁSICO E CRIANÇAS

NA ÍNDIA, 600 MILHÕES DE PESSOAS FAZEM SUAS NECESSIDADES NA RUA. ALARME DO UNICEF

SANEAMENTO BÁSICO CASEIRO: UMA SOLUÇÃO PARA PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO?

ENTRE 200 PAÍSES, BRASIL, 7ª ECONOMIA MUNDIAL, OCUPA A 112º POSIÇÃO NO RANKING DO SANEAMENTO BÁSICO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!