Mictórios ao ar livre: na Austrália causam choque


Vontade urgente de urinar? Se você por acaso estiver em Surfers Paradise (Gold Coast City, Austrália), você irá encontrar mictórios ao ar livre e que se lavam automaticamente. O projeto que começou pouco antes do Natal, mesmo que mostre imagens de pessoas felizes em fazer uso desses banheiros públicos, digamos, originais, na verdade provocou duras críticas de empresários, turistas e moradores locais.

Colocados em ruas movimentadas, os mictórios não foram vistos com bons olhos pela comunidade local. Para além da sua conveniência indubitável, os banheiros abertos, produzem um discreto impacto visual, bem como olfativo, apesar de que a sua limpeza é praticamente imediata. Inicialmente, esperava-se que o projeto durasse três meses, mas após os protestos, é provável que em breve retirem os mictórios de cena.

O principal objetivo do experimento, que custou ao município US$ 5.500, foi desencorajar as pessoas de urinarem em público. “Certamente, no século 21, podemos encontrar maneiras melhores de lidar com questões como esta”, comentou com amargura o Ministro da Educação, Formação e Emprego, John-Paul Langbroek, dizendo que o dinheiro dos contribuintes foi usado para “uma abominação”.

foto

foto

Para alguns, a instalação de mictórios ao ar livre poderia até promover atos obscenos em público, agravando seriamente a situação da qualidade urbana, mesmo se comparada com os problemas devido às micções nas ruas, com graves repercussões sobre o turismo.

De acordo com o empresário Craig Duffy, a idéia é “revoltante”. Mas não é da mesma opinião o assessor Lex Bell, que defende o principal objetivo do projeto. “Eu, pessoalmente, acho os mictórios inconvenientes, mas é muito melhor do que deixar que as pessoas urinem em público.” Apesar de não ser muito diferente, no entanto, de acordo com as imagens. Tanto que, alguns pensaram que se tratasse de uma fotomontagem.

Não é fotomontagem! Se você tiver uma necessidade urgente de urinar e você estiver por acaso em Surfers Paradise, você pode ter certeza que não vai precisar de pedir em bares e ou restaurantes pela cortesia de poder usar o banheiro. O banheiro é lá disponível, na rua. Mas você vai ter que organizar uma viagem o mais rápido possível, porque a coisa toda poderá ser interrompida logo logo.

O que as imagens não podem mostrar, porém, continua sendo o impacto olfativo. Precisaria mesmo ir até lá conferir.

Que tal?

Leia também: Peecycling: reciclar a urina para fertilizar os tetos verdes de Amsterdã

Fonte fotos: Gold Coast Bulletin




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...