Como decorar o quarto das crianças de acordo com o Feng Shui


O Feng Shui – arte milenar chinesa utilizada para harmonizar energicamente os ambientes – pode ser usado também no quarto das crianças e no espaço de brincar. Veja como decorar o quarto das crianças seguindo os preceitos do Feng Shui, criando o ambiente ideal para elas.

É essencial que os pais deem especial atenção aos espaços que os pequenos frequentam, pois estes tendem a sentir ainda mais intensamente que os adultos as energias locais.

Por isso, ao contrário do que pregam alguns tutoriais de decoração, quartos muito carregados, cheios de estímulos, cores e brinquedos podem ter efeito oposto e incomodar as crianças. Não à toa é comum que elas mudem o comportamento e apresentem sinais de desconforto, como choro e irritabilidade, em lugares carregados.

Locais escuros, abafados e com muitos objetos são os mais prejudiciais e podem, inclusive, atrapalhar o sono delas. Algo que os pais não querem, certamente.

Boas energias e tranquilidade

Por isso, confira abaixo algumas dicas da especialista em Feng Shui, Cris Ventura, para fazer do espaço das crianças um excelente lugar de entretenimento, de boas energias e tranquilidade:

  1. Deixe a criança ajudar na escolha dos elementos decorativos.
  2. Escolha cores mais calmas, como azul, branco e lilás, caso queira um efeito tranquilizador, principalmente no quarto de dormir.
  3. Se a ideia é trazer alegria, vá de amarelo ou mesmo verde, que além de tudo é a cor do desenvolvimento. Vermelho e laranja são cores estimulantes demais por natureza. É bom evitar no espaço das crianças.
  4. Posicione a cama de frente para a porta para que a criança veja quem está entrando, mas evite que os pés fiquem posicionados diretamente para a porta.
  5. O espaço onde as crianças brincam deve ser alegre, arejado, organizado e acessível para elas.
  6. Para ajudar na organização, use caixas e separe os brinquedos por tipo, guardando as bonecas em um lugar, os carrinhos em outro, e assim por diante.
  7. Deixe uma parede específica para as crianças rabiscarem, você pode usar tinta lousa ou mesmo um quadro grande para que os pequenos liberem toda a criatividade que possuem.
  8. Evite prateleiras sobre berços e camas e ponha sempre os quadros na altura dos olhos das crianças.
  9. Use melodias instrumentais para relaxar, e músicas com cantigas de rodas para o momento de brincar.
  10. Um cheirinho agradável também favorece a harmonização energética.

Quais aromas usar no quarto das crianças

O alecrim, por exemplo, traz segurança e é bastante versátil, podendo ser usado em qualquer situação; já o eucalipto é bom para eliminar energias negativas.

A lavanda é calmante, e o gerânio estabiliza a energia das crianças mais ansiosas.

Erva-doce estimula a comunicação e tangerina funciona como confortante e revigorante.

No caso de crianças alérgicas, é melhor evitar fragrâncias.

Caso utilize óleos essenciais, é importante diluir bem em água, pois eles são muito concentrados.

Para a hora de dormir, evite aromas estimulantes e revigorantes.

Leia mais:

Com todas essas dicas, quem mais ganha são as crianças, que além de estarem no melhor momento da vida, vão ter energias boas para aproveitar ainda mais a rotina.

Talvez te interesse ler também:

O quarto de acordo com Feng Shui: dicas preciosas!

Montessori: como fazer um quarto montessoriano para as crianças?

Feng Shui para atrair dinheiro, trabalho e prosperidade

Feng shui: 10 conselhos para decorar a casa

Como encontrar um novo amor segundo o Feng Shui

Cores, flores, plantas e objetos do Feng Shui para atrair prosperidade




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...