Anorexia é pressão da moda?


Um dia você foi descoberta. Era bonita, tinha jeito e tinha de caber nos números mini. Ou seja, tinha de emagrecer se quisesse brilhar nas passarelas. Pois é, ela acabou só comendo 3 maçãs por dia.

Esta é a história de uma modelo francesa, Victoire Maçon Dauxerre, que foi “descoberta” nas ruas de Paris, aos 18 anos. Enquanto trabalhava como modelo, Victoire, que tem 1,78 m de altura, chegou a pesar míseros 45 kg. Sua história ela contou depois que conseguiu se salvar, sobreviver à anorexia, em um livro lançado janeiro passado: Never Skinny Enough: The Diary of a Top Model (“Nunca Magra o Bastante: Diário de uma Top Model”.

Pedaços da história de uma anoréxica

“Um cara chegou em mim e disse: ‘você é a próxima Claudia Schiffer’. Pensei que era piada, e ele falou então que me transformaria em uma estrela. E pediu: ‘por favor, me procure e assine (um contrato)'”, contou a jovem à BBC.

Em 2011, quando aconteceu o encontro acima, começou a carreira de modelo e as severas dietas que ela se impôs. Apenas três maçãos ao dia.

“Eles me disseram: se você quiser ser uma modelo, precisa estar abaixo dos 90 centímetros de quadril.”

Ela desfilaria na Semana de Moda de Paris e, para tal, usaria roupas tamanho “pequeno” e teria de caber nelas: “Foi quando comecei a comer três maçãs por dia”, afirmou a jovem à BBC.

moda anorexia 2

E, à base de laxantes para reduzir o que comia na frente do pai, Victoire chegou aos tais 45 kg em seu 1,78 m de altura., diminuiu 4 números no seu manequim e o seu IMC – índice de massa corporal caiu para 14,2. E sua saúde se perdeu, findou. Segundo John Speakman, professor da Universidade de Aberdeen (Reino Unido), Victória pôs sua vida em sério risco ao atingir um IMC tão baixo.

“Kate Moss, por exemplo, tem um IMC entre 16,5 e 17,5. Cara Delevigne, 17. Atrizes estão todas no mesmo índice: Cameron Diaz tem 17,4, Angelina Jolie, 18,7”, afirmou Speakman, ao citar algumas mulheres famosas – e bastante magras. O IMC abaixo de 16 é considerado de alto risco pela OMS – Organização Mundial da Saúde. “Pessoas que têm doenças psicológicas graves como a anorexia nervosa tendem a ter IMCs bem mais baixos que esses, abaixo de 16. Mas a verdade é que você não pode ter um índice abaixo de 13 e continuar vivo”, explica o professor.

“Você acaba percebendo que, se emagrecer, consegue os melhores trabalhos. E aí você quer ser cada vez mais magra, fica feliz quando está magra. É insano, mas é como funciona na indústria da moda.”. É isso que conta Victoire em seu livro

Hoje, já recuperada, Dauxerre quer ser atriz. Muitas não se recuperam, muitas sobrevivem mas, com sérios danos, irreversíveis, à sua saúde pois a anorexia, a magreza extrema, afeta o funcionamento dos órgãos, mata seu corpo. E muitas morrem!

Leia também:

 

FRANÇA ADOTA LEI CONTRA AS MODELOS MAGRAS DEMAIS

NO DIET DAY: 06 DE MAIO CONTRA A OBSESSÃO PELA DIETA

A MAIORIA QUER EMAGRECER, MAS TEM GENTE QUE PRECISA ENGORDAR: ANOREXIA E BULIMIA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...