A lendária Vespa se torna elétrica!


A Vespa também irá se tornar elétrica. No EICMA, a Esposizione Internazionale Ciclo Motociclo e Accessori em Milão, Itália, foi apresentada a versão ecológica da clássica motocicleta da Piaggio.

Já haviam falado sobre esta novidade na edição passada desta exposição, quando fora apresentado o projeto para transformar a icônica Vespa em nome do futuro sustentável da mobilidade.

“O mundo móvel está enfrentando uma mudança de cenário que oferece desafios epocais relacionados ao meio ambiente, à poluição e à qualidade de vida. A propulsão elétrica, em seus desenvolvimentos mais avançados, é hoje a solução preferida pelas exigências desta nova mobilidade”, lê-se no site oficial da Vespa.

O que era considerado um desafio tecnológico e cultural, agora se tornou realidade. Sem abandonar seu passado, sobretudo em relação à sua imagem e design, a nova Vespa elétrica lembra muito o modelo tradicional, mas seu motor é uma coisa completamente diferente.

O motor é caracterizado por uma alimentação contínua de 2 kW e uma de pico de 4 kW, com um desempenho superior aos de um scooter clássico de 50 cm3. Sua bateria fica totalmente recarregada em apenas 4 horas e garante uma autonomia de 100 quilômetros. Mas esse número se duplica, chegando a 200 na versão X, equipada de um gerador à gasolina que carrega as baterias em movimento.

É muito simples recarregar suas baterias, basta puxar um cabo localizado debaixo do assento, colocá-lo na tomada elétrica padrão ou, alternativamente, em uma das estações de carregamento.

A Vespa elétrica é também inteligente

Graças ao sistema Vespa Multimedia Plataform, é possível gerenciar algumas funções da motocicleta conectando diretamente o smartphone à ela. Um visor a cores, de 4,3 polegadas, localizada no guidão permite visualizar informações sobre a velocidade e o nível da bateira. Quando o scooter estiver ligado ao aplicativo, recebe-se mensagens e chamadas. A Vespa está desenvolvendo um capacete especial, com alto-falante e microfone com Bluetooth, para esta finalidade.

O futuro da mobilidade é elétrico, mas sem perder o charme dos designs passados, que tanto nos conquistaram. Foi assim com a kombi, agora com a Vespa, quem serão os próximos?

Talvez te interesse ler também:

VEM AÍ A NOVA KOMBI → ELÉTRICA E LINDA!

OS VEÍCULOS DO FUTURO: MOBILIDADE AUTÔNOMA, ZERO EMISSÃO E CONEXÃO INTERNET




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...