O primeiro Porsche? 100 anos atrás era elétrico e ecológico


Os carros elétricos são sinônimo de modernidade! Errado! Já no final do século XIX, os veículos movidos por motores elétricos, como o P1 de Porsche, já tinham feito seus passeios pela mobilidade sustentável. A famosa marca alemã, em 1898, já tinha desenvolvido o carro ecológico por excelência.

À primeira vista, se parece uma carroça, mas na realidade é um carro para todos os efeitos. O P1 foi projetado e construído por Ferdinand Porsche e é um dos primeiros veículos matriculados na Áustria. Circulando pelas ruas de Viena desde 26 de junho de 1898, o veículo deve seu nome (Porsche número 1) ao fato de ter sido o primeiro carro elétrico da empresa.

Uma verdadeira beleza para os olhos. As inovações, da época, realizadas neste veículo, continuam a ser significativas até hoje. O motor elétrico é muito compacto, pesa apenas 130 kg e tem uma potência de 3 cavalos, como explica Porsche. Para distâncias curtas, o carro poderia passar a usar 5 cavalos de potência, permitindo chegar a uma velocidade de até 35 km/h.

A autonomia? Notável. O P1 era capaz de viajar até 80 quilômetros. Mais tarde, foi enriquecido com outras inovações tecnológicas.

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O primeiro teste prático do carro foi em setembro de 1899 na Exposição Internacional do Automóvel, que teve lugar em Berlim. Na época, a concorrência para produzir os melhores sistemas de acionamento já era acirrada.

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Em um concurso de veículos elétricos capazes de percorrerem uma distância de 40 km, com três passageiros a bordo, Ferdinand Porsche dirigindo o seu P1 cruzou a linha de chegada 18 minutos à frente do concorrente mais próximo. Mais da metade dos participantes não conseguiram chegar ao final, devido às dificuldades técnicas. Mas não é só isso. O P1 também ganhou o recorde no teste de desempenho, com o menor consumo de energia em trânsito urbano.

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O velho carro elétrico ainda existe. A cópia está em exibição no Museu Porsche em Stuttgart, Alemanha, com uma versão em plástico azul translúcido, inserido para dar aos visitantes uma melhor ideia dos assentos originais do veículo.

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Uma tecnologia que já existe há mais de 100 anos e ainda hoje, por motivos bastante questionáveis​​, ainda luta para se estabelecer no mercado.

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Fonte fotos: Porsche




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


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