Deixar a manutenção do carro em dia ajuda a contribuir com o meio ambiente


Cuidar da manutenção do carro ajuda a garantir o bom funcionamento e ajuda na melhora da qualidade do ar.

Existem muitas campanhas que incentivam o uso do transporte coletivo e dos não poluentes, porém, deixar o carro em casa para algumas pessoas é algo que ainda não é viável.

Entretanto, isso não significa que de alguma forma não se possa contribuir emitindo menos gases poluentes. Os motoristas podem ajudar oferecendo caronas e cuidando da manutenção do carro.

Segundo o portal auto-doc.pt, cuidando do veículo é possível conseguir um bom resultado e com atitudes simples se consegue ter um carro menos poluente, que funcionará bem e poderá ser usado como meio de transporte.

Veja como a manutenção do carro em dia ajuda a contribuir com o meio ambiente e siga algumas das dicas.

Compre peças online

Pode parecer algo sem relação, mas as lojas online possuem uma logística bem estruturada que aproveita o transporte compartilhado para distribuir os seus itens e não requer uma grande estrutura física que consuma energia e água.

O fato de ajudar a emitir menos poluentes no ar e não consumir os recursos naturais é algo que ajuda na preservação ambiental. Além disso, ao comprar peças online em lojas confiáveis encontrará preços mais atrativos.

Nesse caso, vale pensar em como os fornecedores agem e que ao escolher o certo pode adotar uma atitude mais consciente.

Verificar o consumo excessivo de combustível exige manutenção do carro

Quando o veículo começa a consumir mais combustível do que o normal, é bem possível que isso seja reflexo de alguma problema, e quanto mais combustível queimado, mais gases poluentes são emitidos na atmosfera.

A causa do problema pode ser simples, como a obstrução de um filtro de ar, bicos de injetores sujos ou desgaste de peças fáceis de trocar.

Ao perceber qualquer alteração nesse item, é preciso procurar um mecânico para que seja feita uma revisão.

Fazer as revisões periódicas

Para que o carro não chegue ao ponto de apresentar problemas e gere mais poluição do que o normal, o ideal é fazer as revisões periódicas.

Nesse caso será feita uma vistoria e são substituídas as peças que podem apresentar desgastes, mas ainda não estão causando problemas.

Adotando o hábito de fazer as revisões conforme a recomendação dos fabricantes, o carro estará sempre em perfeito funcionamento e ajudará a preservar o meio ambiente.

Saiba onde os componentes serão descartados

Se você mesmo faz alguns reparos no seu veículo, saiba que as peças não devem ser descartadas em um lixo comum e muitas delas exigem uma destinação especial para que não fiquem no meio ambiente e o poluam.

No caso de ir até uma oficina, questione qual o destino das peças que foram substituídas, pois é preciso que elas recebam o destino correto.

Caso contrário, por mais que você adote os cuidados necessários para manter a manutenção do carro em dia, de uma forma indireta estará contribuindo com a poluição do meio ambiente.

O ideal é frequentar apenas oficinas certificadas que fazem um trabalho sério e que destinam as peças de carro de um modo correto.

Mantenha os pneus calibrados

Segundo o portal auto-doc.pt, manter os pneus em bom estado e calibrados corretamente ajuda a economizar combustível e consequentemente a poluir menos.

Para não errar nesse ponto, verifique no manual do carro qual a calibragem certa e faça a checagem semanal para que os pneus não fiquem baixos.

Escolha bem o combustível

Na hora de abastecer é preciso também ter cuidado, pois o posto deve ser de confiança e não ter nenhum tipo de adulteração no combustível. Esses falsos combustíveis, além de prejudicarem a mecânica do carro, são mais poluentes.

Os carros flex podem optar por usar etanol, pois ele emite menos gases poluentes do que a gasolina, por ser feito a partir da cana de açúcar.

Mais um argumento para cuidar da manutenção do carro

Se esses motivos ainda não foram suficientes e acha que cuidar da manutenção do carro ainda não ajuda muito o meio ambiente, existe mais um fator que pode te convencer a repensar as suas atitudes.

Quando o veículo produz fumaça acima dos níveis permitidos pelo CONTRAN, ele pode ser multado, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

Nesse caso, o motorista infrator estará cometendo uma infração grave, receberá uma multa e terá o veículo retido até que seja feita a regularização.

A manutenção do carro em dia ajuda a contribuir com o meio ambiente, mas também traz ganhos aos motoristas que podem contar com um ar mais limpo e se livram das multas.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...