Uma semana inteira sem carros. O grande desafio de Paris


Uma semana inteira sem carros. É o grande desafio proposto pelo prefeito de Paris aos cidadãos durante a Semana Europeia da Mobilidade Sustentável. Os parisienses seriam capazes de ficar sem carro por uma semana inteira?

Quem decidir por participar do desafio durante a semana de 19 a 25 de setembro de 2016, será convidado a deixar o carro na garagem e a usar a mobilidade pública gratuitamente, desde o bike sharing ao ônibus e ao metrô. É claro que pode-se optar por mover-se também a pé ou simplesmente com sua própria bicicleta.

Ainda não se sabe se a maioria dos parisienses irá aceitar o desafio, mas com certeza Paris terá pelo menos um dia sem carros, agendado para o próximo 25 de setembro.

Trata-se de uma iniciativa oficial em que o uso do carro será banido em favor da redução da poluição e de uma cidade mais verde e habitável, mais silenciosa e onde o ar possa vir a ser mais respirável.

paris sem carro 1

Em Paris, no ano passado o dia sem carro foi muito bem-sucedido e a cidade decidiu reavivar e renovar o convite para 2016. A ideia é, mais uma vez, aumentar a sensibilização dos cidadãos para mudar o seu comportamento com relação à utilização do carro. As restrições cobrirão 650 km de ruas sem carros.

O espírito da iniciativa é festivo e participativo. Discutirão os problemas causados ​​pela poluição e pelo tráfego excessivo com eventos gratuitos, mas haverá também momentos dedicados às crianças e às famílias, a fim de promover um encontro social.

O coletivo Paris Sans Voiture irá propor oficinas para crianças e adultos, haverá um grande desfile sem veículos motorizados e o dia terminará com um piquenique no centro da cidade.

paris sem carro 2

Ônibus, bicicletas e metrôs serão as melhores formas de se locomover pela cidade no dia 25 de setembro. A proibição de tráfego será aplicada a todos os tipos de carro, inclusive os carros elétricos.

Assim, os parisienses verão a Cidade Luz sem carros pelas suas ruas pelo menos por um dia, ou quem sabe, até mesmo por uma semana?!

Leia mais sobre mobilidade urbana e carros:

COMO SERIA O MUNDO SEM CARROS?

TOYOTA ACREDITA NO FIM DOS CARROS MOVIDOS A COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

QUEREMOS TRENS! PETIÇÃO ONLINE

ALUNOS BRASILEIROS CRIAM CARRO BARATO E MOVIDO À ENERGIA SOLAR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...