Da Ford, novos farois prometem salvar pedestres e animais


A fabricante de automóveis Ford, anunciou que seus engenheiros estão trabalhando em uma tecnologia de iluminação avançada, que permitirá aos motoristas enxergar melhor e evitar os potenciais riscos da direção noturna.

Dirigir à noite em estradas com pouca ou nenhuma iluminação pode ser um risco para a nossa segurança, mas também à segurança dos outros.

Enquanto dirigimos, na verdade, os farois iluminam somente o que está diante dos nossos olhos. Muitas vezes, o que se encontra às margens acaba sendo ignorado. De acordo com o Governo do Reino Unido, um em cada cinco acidentes, ocorre em estradas sem iluminação.

O novo sistema de Ford que ainda está em fase experimental, utilizará uma iluminação de telecâmeras com radiação infravermelha para localizar pessoas ou animais em estradas escuras, identificando-os através do calor de seus corpos.

Mas como isso funciona? Dois iluminadores dinâmicos lançarão uma linha de luz sobre a estrada, enquanto no painel no interior do carro aparecerá o sujeito identificado pelas cores amarelo ou vermelho, dependendo do nível de risco.

Individualizar alguns segundos antes, uma pessoa ou animal, pode ser decisivo para evitar acidentes. Além disso, uma outra telecâmera instalada no carro, irá permitir identificar cruzamentos e rotatórias, aumentando a iluminação nestas horas, facilitando a condução.

Por ora, a Ford reiterou que o sistema é apenas um protótipo e que não se sabe ainda quando ele será colocado em comercialização.

Leia também: ICAR: O PRIMEIRO CARRO ELÉTRICO COM CONDUÇÃO AUTOMÁTICA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...