Equinócio
Equinócio

Equinócio de Outono – bem-vindo, outono!

Hoje, precisamente às 21h58, inicia-se o equinócio de outono. Você sabe o que é isso?

A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa “noites iguais”, ou seja, o dia e a noite têm a mesma duração – 12 horas. O nascer do sol é quando a metade do círculo solar está acima do horizonte e o pôr-do-sol é quando o círculo solar está metade abaixo dele.

Durante um ano, há dois equinócios: o de outono e o de primavera. Em ambos, os hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo Sol. O equinócio de outono é um fenômeno astronômico que acontece, anualmente, no dia 20 de março, a não ser em anos bissextos, quando ocorre no dia 21.

Como acontece o equinócio de outono?

Durante o verão, os dias são mais largos do que a noite. Com o equinócio de outono, eles têm a mesma duração. Devido à inclinação da Terra, o Hemisfério Sul recebe menos luz solar e o Hemisfério Norte, mais luz. Assim, no Hemisfério Sul dá-se início ao outono e, no Hemisfério Norte, à primavera. Quando acontece um equinócio, os raios solares têm maior incidência nas regiões próximas da linha do Equador.

Início do Outono

O Início do Outono também é chamado de Equinócio de Outono, estação que sucede o verão e antecede o inverno. O outono termina entre os dias 20 e 21 de junho.

Aqui no Brasil, o outono caracteriza-se pela troca das folhas das árvores, como forma de se prepararem para o inverno.

Durante o outono, as noites já começam a ficar mais longas do que os dias. O clima é ameno – nem tão quente, nem tão frio. A umidade do ar diminui e ventanias e nevoeiros são mais frequentes.

Para quem já não está aguentado mais tanto calor, o outono chega em boa hora! Bem-vindo!

Talvez te interesse ler também:

O QUE É SENSAÇÃO TÉRMICA?

CHINA QUER LANÇAR LUA ARTIFICIAL NO ESPAÇO EM 2020!

GANHE ANOS-LUZ DE SABEDORIA CONHECENDO A DIMENSÃO DO UNIVERSO E A IMPORTÂNCIA DO SER HUMANO

Sobre Gisella Meneguelli

Gisella Meneguelli
É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o GreenMe desde 2015.

Veja Também

Que luz misteriosa foi aquela vista ontem no céu nordestino?

Ontem, apareceu no céu do Nordeste uma luz misteriosa que provocou assombro e curiosidade dos …