Asteroide em forma de Caveira passará pela Terra perto do Halloween


Asteroides e cometas circulam pela órbita o tempo todo, no entanto, nem todos possuem tantos aspectos curiosos como o asteroide 2015 TB145, mais conhecido como “Asteroide do Halloween”.

Com um formato que lembra um crânio humano, graças ao relevo que possui e as condições de iluminação, quando fotografado, o 2015 TB145 reflete apenas entre 5% e 6% da luz do sol que a atinge, o que torna um asteroide bem escuro.

Em novembro de 2018 será possível vê-lo novamente circulando próximo à Terra. A uma distância “pequena” para os padrões do Universo, vale lembrar.

O Asteroide do Halloween passará a uma distância 105 vezes maior que a da Terra à Lua.

Medindo entre 625 e 700 metros de diâmetro, pode ser um cometa extinto, que perdeu água e outros componentes nas voltas que deu ao redor do Sol.

Mesmo a essa distância, os pesquisadores conseguirão estudar melhor esse curioso objeto espacial. Da última vez que esse asteroide passou tão próximo à Terra foi em outubro de 2015, época que marca o “Dia das Bruxas” em muitas regiões, daí veio o nome de “Asteroide do Halloween”.

Depois dessa nova passagem, o 2015 TB145 só passará por aqui em 2088.

Fonte e foto: BBC




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...