Madonna, Brad Pitt e outros assinam carta aberta a Bolsonaro para proteção dos povos da Amazônia “à beira do genocídio”


Os povos nativos do Brasil estão, mais uma vez, sendo ameaçados por um genocídio. Desta vez devido à pandemia Covid-19. Os povos indígenas são aqueles que mais foram exterminados ao logo da história, desde quando os europeus passaram a invadir e tomar seus territórios, através da violência e da arrogância, portando consigo doenças com as quais muitos indígenas sucumbiram.

E a história da violência contra estes povos continua…

Uma carta aberta que foi assinada por renomados artistas de todo o mundo, fora lançada na Avaaz por Sebastião Salgado e sua esposa Lélia. A carta pede ação urgente para evitar a “grave ameaça à sobrevivência” das comunidades indígenas da Amazônia.

Desproteção total

Os territórios indígenas estão sem a devida proteção legal, ideológica ou sanitária, e não é de hoje… Mas a epidemia “naturalmente” acabou em partes afrouxando a fiscalização da floresta, o que facilitou a entrada de invasores, garimpeiros, grileiros, madeireiros

Contudo, a total falta de zelo do governo ficou evidenciada com a exoneração do Diretor do Ibama, Olivaldi Borges Azevedo, após uma megaoperação de combate ao desmatamento da floresta amazônica e o avanço do garimpo ilegal. A exoneração parece ter sido feita porque o então diretor teria feito o seu dever de casa, ou seja, proteger terras públicas do interesse privado. O fato foi tão absurdo que o Ministério Público Federal pediu a investigação do caso.

Apelo urgente

Como amigos do Brasil e admiradores de seu espírito, cultura, beleza, democracia e biodiversidade”,

Sebastiao e Lélia assinam a carta de apelo ao Presidente da República argumentando o real risco de uma grande perda para o Brasil se nossos povos autóctones fossem exterminados por um vírus, para o qual eles teriam pouca ou nenhuma imunidade, e dentro de um quadro agravado pela frágil situação sanitária no estado do Amazonas.

Segundo noticiou o The Guardian, personalidades como Brad Pitt, Oprah Winfrey, Meryl Streep, Madonna e Paul McCartney já assinaram esse apelo.

Assine você também, clicando AQUI.

Talvez te interesse ler também:

Coronavírus: 18 etnias indígenas infectadas, entre aldeias e cidades. Dados divergem do governo

Evitemos um genocídio: o apelo do Cacique Raoni em proteção aos povos da Amazônia

Justiça impede missionários de fazerem contato com indígenas isolados




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...