28 de abril – Dia da Educação. É um dever de todos prezar por ela!


Ainda persiste, no Brasil, a ideia de que educação é tarefa da escola. Alguns poucos incluem a família nessa equação. No entanto, é raro quem pense que educar é um dever de todos, tendo em vista que é um processo contínuo, cheio de percalços e de desafios.

Hoje, 28 de abril, é comemorado o dia da educação. E essa data é importante, não somente para conscientizar sobre a importância da educação na sociedade, mas também para fazer com que essa mesma sociedade assuma para si a responsabilidade sobre ela.

Dados da educação no Brasil

Os dados atualmente não são muito animadores: O Brasil ocupa a 60ª posição, entre 76 países avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA – 2015), no ranking de qualidade da educação.

Leia mais: DESEMPENHO DOS ALUNOS NO BRASIL ESTÁ ABAIXO DA MÉDIA

Além disso, ainda existem 12,9 milhões de analfabetos no País, segundo dados do IBGE (2016). Pesquisa feita pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) revela também que apenas metade dos jovens, com idade entre 15 e 17 anos, está matriculada no ensino médio, e esse é um problema grave no Brasil, tendo em vista que são jovens deixando o ambiente escolar.

Educar é um dever de todos

Há muita discussão a respeito do que precisa mudar no sistema educacional brasileiro. Existe o consenso de que a nossa educação é péssima (além dos dados que demonstram a problemática).

Muitos falam que o padrão de ensino está ultrapassado e precisa ser repassado, mas é preciso ponderar até que ponto vale a pena só culpar a escola e os professores pelos problemas da educação no Brasil. Há muito a considerar a respeito do peso dos docentes nesse processo.

Como dito, a educação é ampla e abrange toda a sociedade. E nessa data vale a pena cada um refletir a respeito: o que você está fazendo pela educação no Brasil? O que podemos fazer, todos, como sociedade, para garantir escolas de boa qualidade aos nossos filhos? Como podemos ajudar os professores para que eles estejam sempre empenhados e felizes em seus trabalhos? O que podemos fazer para que as nossas crianças respeitem a escola como instituição e os professores como mestres? Como podemos nos ajudar uns aos outros para que as nossas crianças de hoje cresçam adultos cidadãos de bem, que respeitem os outros e que saibam dividir o espaço em uma sociedade cada vez mais individualista e desigual?

Todos concordam que precisamos melhorar a nossa educação, institucional mas também social. Melhorar como pessoas, melhorar como alunos, melhorar como professores, melhorar como eleitores, melhorar como cidadãos.

Educação é tudo! Vamos pensar nisso?

Leia mais sobre educação:

“ALÔ BRASIL! AQUI TEM EDUCAÇÃO?”

AS INCRÍVEIS FOTOS DE “ESCOLAS?” PÚBLICAS NO BRASIL

CENSO ESCOLAR 2015 REVELA UM GRANDE QUANTITATIVO DE CRIANÇAS E JOVENS FORA DA ESCOLA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...