Estudo revela o que a sua assinatura pode dizer sobre você


O que será que a forma como você assina o seu nome revela sobre você? Um estudo realizado por pesquisadores do Uruguai e da Holanda se dedicou a desvendar os traços da personalidade das pessoas a partir da forma como elas assinam os seus nomes.

A grafologia é uma área de estudo que se dedica a entender a escrita das pessoas. E a psicologia resolveu se aliar a ela, de certa forma, para compreender o que a escrita pessoal pode revelar sobre as pessoas.

Um experimento realizado com 340 voluntários submeteu-os, primeiramente, a testes psicológicos e, depois, foram colhidas suas assinaturas, que foram digitalizadas e analisadas pela equipe de pesquisadores.

Os resultados indicaram, sobre o tamanho das assinaturas, que elas revelavam a característica de “dominância social”. Essa relação foi feita a partir do tamanho usado para a assinatura com frases do tipo “Eu sou certamente autoconfiante” e “Não fico tímido próximo a estranhos”, que são interpretadas como um instinto de liderança e extroversão.

O estudo ainda descobriu que as mulheres narcisistas costumam ter assinaturas maiores e concordavam com as frases “Eu sou uma pessoa especial” e “Eu serei uma grande pessoa”.

Claro que a assinatura não sugere que uma pessoa seja bem resolvida. O estudo não identificou diretamente a associação entre autoestima e tamanho da rubrica.

Como os pesquisadores chegaram aos resultados?

Os pesquisadores não analisaram as assinaturas dos voluntários e interpretaram-nas aleatoriamente. Eles precisaram filtrar o que chamam de “fatores de confusão”. Os resultados foram alcançados fazendo uma comparação entre o tamanho do nome e a letra normal da pessoa, para compreender se a letra dela era grande mesmo ou apenas em sua assinatura.

Na grafologia acredita-se que a letra da pessoa revela quem ela é. Já a pesquisa dos psicólogos não têm essa interpretação, mas sim de que pela assinatura é possível entender melhor quem é uma pessoa. Outros estudos já haviam revelado que “testar” a assinatura várias vezes é um exercício de reflexão, já que se trata de uma expressão muito pessoal.

E a sua assinatura: é grande, pequena, extensa? Será que ela revela que você é tímido, narcisista ou egoísta?

Confira o estudo, que foi publicado na revista Science Direct, aqui.

Especialmente indicado para você:

O QUE O SEU TIPO DE SANGUE DIZ SOBRE VOCÊ?

AUTOESTIMA SE DESENVOLVE, NÃO SE ENSINA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...