Escola de Princesas da Tia Má: essa escola a gente apoia!


Pois é! Essa coisa de escola de princesas é um sucesso mas a escola da Tia Má é melhor ainda, então vamos circular as regras que esta escola ensina, por um mundo melhor. Vejamos porquê.

Vamos combinar: homem é machista até sem querer. Até os mais fofos dos homens, aqueles que lavam a louça de vez em quando, aqueles que levam a criança na escola, aqueles que cozinham, aqueles que não batem em mulheres, ou seja, aqueles “príncipes”, são machistas e o machismo deles uma hora virá à tona porque o machismo é algo enraizado em nossa cultura, em nossa sociedade.

Infelizmente muito desse machismo, como diz também a Tia Má, vem de nós mesmas que perpetuamos determinados comportamentos, até sem querer, porque alguém nos ensinou a sermos princesas para podermos merecer um príncipe na vida.

Um príncipe (com as qualidades acima descritas) nada mais é do que é um cara normal. Enquanto não pararmos de supervalorizar os homens que lavam a louça e que tratam bem a mulher, o que não passa de uma obrigação deles, de dividir os afazeres e de respeitar o ser humano em geral, estaremos apenas perpetuando nossa cultura machista.

Então querida amiga mulher e mãe de menino, comece já a ensinar teu filhote a ajudar em casa, comece já a parar de separar o rosa do azul, o macho da fêmea. Talvez daqui a 100 anos as coisas comecem a melhorar pois mudanças culturais demoram mesmo, mas valem a pena.

E se você for mãe de menina ensine a ela a autoestima porque no mundão de hoje é assim: o homem vale mais (claro, ele não precisou lavar louça ele pode se dedicar totalmente aos estudos) e quando ele cresce e se casa, quando ele trabalha (é verdade que a sua função social seria trazer dinheiro pra casa, coisa que muitas vezes não acontece, mas mesmo nos casos em que acontece, ele pode sair do trabalho e relaxar porque socialmente ele pode tudo). Já a mulher não pode nada e se ela puder, porque o marido “permite” (tem isso, né? os machistas mais extremos proíbem a mulher de sair), ela não consegue porque tem na cabeça a compra pra fazer, a roupa pra lavar, a criança pra cuidar. Então querida amiga mãe de mulher, ensine à tua filha menina que ela já nasce guerreira e terá que enfrentar esse mundo de preconceito onde na grande maioria das vezes a sua força não será reconhecida.

E chega de papo, vamos às lições que a escola de princesas da Tia Má ensina. Por um mundo melhor, por favor, machismo nunca mais!

Leia mais sobre costume e sociedade:

CULTURA DO ESTUPRO: É URGENTE ACABAR COM ISSO

“CHOCKING GAME”, O DESAFIO DO DESMAIO: VAMOS PARAR COM ISSO

SAIBA COMO PROCEDER EM CASOS DE CRIME DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...