2 milhões de árvores plantadas em 20 anos: a maior iniciativa de restauração florestal do estado do Rio de Janeiro


Temos a felicidade de relatar grandes feitos em prol da Natureza e do Meio Ambiente. E hoje relatamos mais um!

Dessa vez, o grande feito é de Mauricio Ruiz, que aos 14 anos fundou o  Instituto Terra de Preservação Ambiental – ITPA, que realizou o plantio de 2 milhões de árvores em 20 anos de atuação.

Mauricio Ruiz é ambientalista e ativista em defesa da Natureza e há décadas desempenha a missão de reflorestar áreas devastadas pelo desmatamento, incêndios ou queimadas, através do Instituto Terra de Preservação Ambiental, com sede em Miguel Pereira (RJ).

O ITPA é uma organização sem fins lucrativos, que trabalha desde 1998 em favor da qualidade de vida acompanhada com preservação ambiental, inclusão social e ações sustentáveis. 

O modus operandi dessa Instituição é baseado em parcerias com empresas que apoiam a sustentabilidade, união com grupos de voluntários, promoção de educação, conscientização e mutirões de caráter ambiental nas escolas, trabalho de reflorestamento, além de ter unidades que promovem iniciativas de defesa e conservação da Natureza.

Um dos exemplos das realizações do ITPA é o reflorestamento da Serra de Miguel Pereira (RJ), reconhecida como a maior iniciativa de restauração florestal do estado do Rio de Janeiro.

Sobre as ações de reflorestamento, Mauricio Ruiz disse ao Razões para Acreditar o que significa todo esse trabalho não só para a Natureza, como também para as pessoas:

“Centenas de homens e mulheres fizeram e fazem parte desta grande ação pelo bem coletivo. Agradeço a cada um deles aqui, pois tão importante quanto plantar uma árvore no chão é semear a esperança no coração das pessoas.”

Todo esse trabalho voluntário coordenado pela instituição fundada por Mauricio Ruiz, envolveu mais de 500 pessoas, gerou emprego, renda e milhares de árvores plantadas.

E para expressar o significado de todo esse empreendimento voltado ao meio ambiente, Mauricio Ruiz deixou a seguinte mensagem no site do IPTA:

“Seguimos erguidos como árvores e unidos fraternalmente como uma floresta.”

Uma boa forma de se seguir adiante! Parabéns Mauricio!!!

Talvez te interesse ler também:

SUPERPROJETO: 73 MILHÕES DE ÁRVORES PARA REFLORESTAR A AMAZÔNIA

IRLANDA PLANTARÁ 440 MILHÕES DE ÁRVORES PARA COMBATER A CRISE CLIMÁTICA

CORREDORES VERDES: PLANTAR ÁRVORES PARA BAIXAR 2°C A TEMPERATURA NAS CIDADES




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...