Projeto busca apoio para doar cobertores impermeáveis a moradores de rua em SP


Este ano o frio chegou mais cedo em várias cidade do país. Em São Paulo, antes mesmo da chegada do inverno, o frio só vem aumentando.

Sabemos que o Brasil não é um país preparado para receber o frio. Os ambientes privados e públicos não têm calefação, o que causa muito incômodo a quem já tem uma cama quente para dormir toda noite. Imagina, então, quem não tem um edredon para aquecer o corpo?

A fim de ajudar quem não tem um teto para dormir, o projeto Entrega por SP lançou um desafio: arrecadar 1.100 cobertores para aquecer o corpo e a alma dessas pessoas. Só que o projeto precisa adquirir cobertores impermeáveis, que ajudem não só a proteger os desabrigados do frio, mas também da chuva e do vento. Além dessa característica, os cobertores têm faixa refletiva, a fim de dar visibilidade aos moradores de rua, isto é, para que eles possam ser visto pela e na cidade.

Ainda tem mais uma coisa bacana na ação: os cobertores vêm acoplados a uma mochila, para que os desabrigados possam guardar pertences pessoais, como roupas e documentos. A ideia é facilitar o transporte do cobertor e do que há dentro da mochila, já que grande parte dos moradores em situação de rua anda caminham muitos quilômetros pela cidade, seja em busca de um prato de comida, seja para tomar um banho, seja para procurar emprego, seja para catar recicláveis.

O projeto foi criado em 2013, ano em que houve um inverno muito rigoroso em São Paulo. Nesse terceiro aniversário do Entrega por SP, a intenção é dar esse presente aos moradores em situação de rua. A produção dos cobertores impermeáveis e das mochilas já está pronta. Eles serão produzidos com resíduos têxteis, em parceria com o projeto Retalhar, liderado por costureiras da periferia de São Paulo, o que vai contribuir, também, para a geração de renda local.

A ideia já nasceu, mas ela precisa de investimento. Você pode ajudar o projeto doando uma grana através de um financiamento coletivo no site Juntos Com Você. É preciso arrecadar R$ 30.618 até 26/7 para a ideia virar realidade.

Clique aqui para fazer sua doação, que pode ser em qualquer quantia a partir de R$ 10. Os financiadores também ganham recompensas do projeto.

Nós não temos ideia das necessidades das pessoas que vivem em situação de rua. Por isso, doar um cobertor não aquece apenas essas pessoas, mas também o coração de quem as ajuda.

Assista, abaixo, ao vídeo que explica melhor o projeto.

Leia também:

PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA ESTUDAM E CULTIVAM HORTAS EM SÃO PAULO

GELADEIRA COMUNITÁRIA: UMA IDEIA QUE SE ESPALHA PELO MUNDO
Fonte: thegreenestpost




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...