Descoberta Menara, a árvore tropical mais alta do mundo


Chama-se Menara, tem cerca de 100,8 metros de altura e é a árvore tropical mais alta do mundo, até então desconhecida. Uma equipe de cientistas das universidades de Nottingham e Oxford acaba de fazer essa descoberta.

Em colaboração com a South East Asia Rainforest Research Partnership, os pesquisadores identificaram este esplêndido colosso que prospera nas florestas de Sabah.

Nos últimos anos, foram descobertas várias árvores tropicais excepcionalmente altas, denominadas meranti amarela, Shorea faguetiana, que crescem em Sabah, um estado malaio na ilha de Bornéu. A altura recorde até então observada era de 88 a 94,1 metros em 2016, quando foi encontrado um inteiro bosque de meranti de 90 metros de altura. Este registro foi ulteriormente ultrapasso recentemente, quando a equipe liderada pelas universidades de Nottingham e Oxford anunciou a descoberta de uma gigante de 100 metros através do National Geograpghic.

Embora existam árvores mais altas, a criatura majestosa observada é a planta com flores mais altas do mundo e também a planta tropical mais alta já encontrada.

Para se ter uma ideia, se fosse colocada no chão, seria mais comprida do que um campo de futebol. A equipe chamou a árvore de “Menara”, uma palavra que em malaio significa torre. Eles estimaram que ela pese 81.500 kg, excluindo as raízes.

As árvores recordistas são todas, até o momento, do mesmo gênero: Shorea. Estas são criaturas ameaçadas, presentes na lista vermelha da IUCN. Embora a floresta primária de Sabah esteja sob proteção, a matança das meranti continua inexoravelmente em outras partes de Bornéu.

Essas criaturas incríveis são baús de tesouros da biodiversidade. Eles podem acomodar até 1.000 insetos, fungos e outras espécies de plantas.

Menara foi encontrado na área de conservação do vale Danum, no centro de um dos trechos mais protegidos e menos perturbados da floresta tropical de planície no sudeste da Ásia. Para identificá-la, os cientistas usaram as imagens fornecidas em 2018 por uma varredura a laser da floresta.

Danum protege animais ameaçados: orangotangos, leopardos e elefantes da floresta, e agora também garante refúgio até mesmo às árvores tropicais mais altas da Terra.

Mas isso não é tudo. Segundo os cientistas, Menara pode ainda não ser a árvore mais alta. É possível que a floresta abrigue um espécime capaz de superá-la. Por essa razão, mais pesquisas também serão realizadas para proteger esses pulmões verdes.

O estudo está aguardando revisão para publicação no bioRxiv.

Talvez te interesse ler também:

QUANTAS ÁRVORES VOCÊ PRECISA PLANTAR PARA COMPENSAR SEUS DANOS AO PLANETA?

AS 10 ÁRVORES MAIS ANTIGAS DO MUNDO

ÁRVORES FRUTÍFERAS EM VASOS: DICAS PRÁTICAS E LISTA DE QUAIS CULTIVAR EM CADA REGIÃO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...