Dia Mundial da Vida Selvagem: 2019 é o ano das espécies marinhas

Dia Mundial da Vida Selvagem

Carnaval rolando a todo vapor no Brasil mas ontem, 3 de março, foi o Dia Mundial da Vida Selvagem. Este ano, dedicado às espécies marinhas.

O tema deste ano de 2019 é “Life below water: for people and planet”, que significa vida “Vida debaixo d’água: para pessoas e planeta“, tem o intuito de ressaltar a importância das espécies marinhas para a nossa vida.

O World Wildlife Day foi criado em 2013 na 68ª sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas, para celebrar os animais e plantas selvagens no mundo.

Três de março é o dia da assinatura da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas (CITES). Junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a intenção é lembrar da importância dos oceanos e das vidas marinhas para a nossa sobrevivência.

De acordo com Abdoulaye Mar Dieye do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, é importante lembrar que:

“Os oceanos regulam o nosso clima, produzem metade do oxigênio que respiramos, dão alimento a mais de três milhões de pessoas e absorvem 30% do dióxido de carbono liberado na atmosfera. Para garantir que os oceanos e as espécies marinhas sejam preservadas e protegidas, as soluções baseadas na natureza que juntam a sociedade civil, poderes públicos e empresas privadas têm de ser replicadas e reforçadas”.

Os eventos do Dia Mundial da Vida Selvagem aconteceram no mundo inteiro, sendo o principal já ocorrido no primeiro dia de março, em Nova Iorque.

Em setembro deste ano, acontecerá o concurso internacional sobre espécies marinhas “Living Oceans Film Showcase”, que tem o intuito de sensibilizar a sociedade para os desafios que os ecossistemas marinhos enfrentam e também promover soluções inspiradoras para esta causa.

Outro concurso, dessa vez de arte para jovens, voltado para crianças em idade escolar, está sendo organizado pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW), cujo objetivo é ajudá-las a criar uma ligação com o mundo marinho.

No ano passado o Dia Mundial da Vida Selvagem foi voltado aos grandes felinos. Este é o primeiro Dia Mundial da Vida Selvagem dedicado à vida debaixo d’água. Dada a importância crucial das espécies marinhas para o desenvolvimento humano, esperamos conscientizar sobre a importância de preservar a vida para as gerações futuras.

Talvez te interesse ler também:

OCEANOS EM COLAPSO: EM ATÉ 2050 NÃO EXISTIRÁ MAIS PEIXE

10 ANIMAIS MARINHOS EM EXTINÇÃO

METAIS PESADOS EM MEIO AOS CORAIS EM ABROLHOS POR CAUSA DA TRAGÉDIA EM MARIANA

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para GreenMe desde 2018.
Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Siga no Instagram
Siga no Facebook