Chile cria ecorregião de 11.000 km2 para a conservação da vida marinha


A alfonsina, o roughy laranja (Hoplostethus atlanticus) e o bacalhau, bem como uma variedade de espécies de ambientes frágeis, fazem parte do ecossistema que agora está localizado na nova Área Marinha Protegida de Usos Múltiplos (AMCP-MU) chamada “Mar de Juan Fernandez “, colocado no arquipélago do mesmo nome.

A área compreende mais de 11.000 quilômetros quadrados ao redor do arquipélago localizado a 670 quilômetros de Valparaíso e, seu objetivo é proteger esta ecorregião considerada um dos dez locais prioritários para a conservação da biodiversidade na Região de Valparaíso e um dos 11 locais prioritários insubstituíveis para a conservação marinha em todo o mundo.

O “Mar de Juan Fernández” também inclui parques marinhos “Montes Submarinos Crusoé e Selkirk” e a rede de parques compostos por “Loberia Selkirk”, “El Arenal”, “Tierra Blanca” e “El Palillo”, uma área de cerca de 1.000 quadrados Quilômetros.

Esta ecorregião está localizada na rota migratória de muitas outras espécies de grande valor ecológico e patrimonial como as tartarugas marinhas verde e negra e os mamíferos marinhos protegidos internacionalmente como o sul da direita, baleias jubarte, azul e esperma, bem como cetáceos menores Como o golfinho nariz-de-garrafa comum, o chileno e os golfinhos de bico curto, bem como a orca.

tartarugas marinhas

Os Parques Marinhos ficarão sob a tutela do Serviço Nacional de Pesca e Aquicultura, serão regidos por um Plano Geral de Administração e as atividades dentro deles estarão sujeitas aos regulamentos da Lei Geral de Pesca e Aquicultura.

Da mesma forma, considerando que o Ministério do Meio Ambiente é responsável pela AMCP-MU, a elaboração dos planos de gestão e administração será realizada conjuntamente para o cumprimento dos objetivos de criação dessas áreas e para a conservação de seus Ecossistemas e biodiversidade.

O diretor nacional de Sernapesca, José Miguel Burgos, destacou a criação desta área marinha protegida, que por um lado reconhece o trabalho realizado há décadas pela própria comunidade do arquipélago para cuidar dos seus recursos e do ecossistema em que estão inseridos E, por outro, reafirma o compromisso deste Governo de avançar na proteção e conservação dos nossos ecossistemas marinhos.

Burgos lembrou que este AMCP-MU é, além da recente criação do Parque Nazca Desventuradas, nas ilhas de San Ambrosio e San Felix, com mais de 300.000 quilômetros quadrados protegidos.

Uma das ilhas do arquipélago leva o nome de Selkirk, marinheiro inglês que protagonizou as aventuras de Robinson Crusoé (um livro de Daniel Defoe), outro dos nomes pelo qual é reconhecido o arquipélago de Juan Fernandez.

Leia mais sobre a preservação da vida marinha:

COMO RECICLAR O LIXO PLÁSTICO DOS OCEANOS?‏

UNESCO BUSCA ESTABELECER PATRIMÔNIO MUNDIAL PARA ALTO MAR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...